Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo: solenidade de premiação ocorrerá amanhã


09.12.24 | Advocacia

A 41ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo vai condecorar seus respectivos vencedores amanhã, dia 10 de dezembro, a partir das 19h. A solenidade será realizada no espaço OAB/RS Cubo, em Porto Alegre. O evento também poderá ser acompanhado de forma on-line, por meio do canal da OAB/RS no Youtube.

Ao todo, o Prêmio contou com 358 inscrições nas suas 10 categorias: acadêmico, reportagem, multimídia, áudio, fotografia, televisão, on-line, documentário, grande reportagem (livro) e crônica. Na ocasião, serão reconhecidos os trabalhos vencedores de cada categoria, bem como os trabalhos que receberam menção honrosa. Confira a lista dos premiados aqui.

O Prêmio é realizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Jornalismo (MJDH) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS). Neste ano, o tema escolhido é “Democracia”.

Para o presidente da Ordem gaúcha e presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH), Leonardo Lamachia, a parceria entre a Ordem e o MJDH demonstra o compromisso institucional com a defesa integral da democracia e dos direitos humanos. "Ao longo de mais de quatro décadas, nossa parceria tem promovido, por meio do incentivo ao trabalho jornalístico, diversas iniciativas para garantir o acesso à Justiça, combater a discriminação e fortalecer a participação cidadã, beneficiando a sociedade gaúcha e brasileira como um todo”, disse.

O coordenador da CDH, Roque Reckziegel, considera a premiação um dos pilares na construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos. “Fico honrado em representar a Comissão, pois o jornalismo é um grande aliado na luta pela efetivação dos mais diversos direitos humanos, como educação, saúde, segurança, moradia e meio ambiente”, reforçou.

Democracia

O concurso tem o objetivo de estimular, valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, visando à observância e à defesa dos direitos humanos nas sociedades da América do Sul, prestigiando os trabalhos mais relevantes da imprensa nacional e internacional nessa área. O lançamento da 41ª edição do Prêmio foi realizado durante a Cidade da Advocacia deste ano e contou com a presença de diversas autoridades – como advogados, jornalistas e ativistas dos direitos humanos.

Homenageados

Como forma de reconhecimento pelo trabalho exercido em favor dos direitos humanos, o presidente e a vice-presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia e Neusa Bastos, respectivamente, serão homenageados.

Apoio

O Prêmio também recebe o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), da Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA) e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS).

Fonte: OAB/RS