Força institucional: OAB/RS inaugura novas sedes das subseções de Ijuí e de Não-Me-Toque


12.09.24 | Advocacia

Em mais uma viagem de aproximação com a advocacia do interior, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, inaugurou duas novas sedes de subseções, em Ijuí e Não-Me-Toque. Os espaços entregues à advocacia materializam a valorização da classe e proporcionam melhores condições para o exercício profissional.

As entregas ocorreram durante um roteiro de viagem de mais de 1,3 mil km percorridos pelo presidente da Ordem gaúcha. De terça (3) a domingo (8), foram visitadas, ainda, as subseções de Soledade, Santo Ângelo, Giruá, Três de Maio, Santo Augusto e Frederico Westphalen. Confira aqui como foram os demais encontros com a advocacia gaúcha.

Não-Me-Toque

Em sua sétima ida a Não-Me-Toque, o presidente Lamachia, ao lado da secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Morgana Bordignon, realizou a entrega da nova sede da subseção à advocacia da região na quarta-feira (4). Além disso, também foi realizada uma cerimônia de descerramento de foto na galeria de ex-presidentes da subseção.

Lamachia destacou que o projeto Nenhuma Subseção Sem Sede vem fortalecendo as subseções desde 2007. “Esse sonho de ter uma sede também é o meu sonho. E era o sonho do Claudio Lamachia quando, em 2007, criou o Nenhuma Subseção Sem Sede. Nós precisamos cravar a nossa bandeira em todas as comarcas que tivermos uma representação. Então, essa sede hoje renova os nossos valores, renova a nossa força institucional”, destacou Lamachia.

A secretária-geral da CAARS, Morgana Bordignon, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Lamachia. “Muito do que estamos vendo aqui é resultado do empenho e da dedicação do nosso presidente. Então, nós temos que nos orgulhar de estarmos inscritos na Ordem gaúcha, porque essa gestão é de entregas, é de melhorias para a advocacia de todo o Rio Grande do Sul”, disse.

Já o presidente da subseção de Não-Me-Toque, Jonas Daniel Ercego, falou sobre a importância da entrega para a advocacia e para a cidadania da região. “Nós queríamos um lugar em que a advocacia pudesse utilizar para trabalhar, atender clientes, realizar audiências, e até mesmo confraternizar com os colegas. E essa gestão da seccional nos proporcionou isso. Agora temos a nossa casa, um lugar digno para a advocacia de Não-Me-Toque”, enfatizou Ercego.

Também em Não-Me-Toque, Lamachia se reuniu com lideranças locais para discutir questões de interesses da advocacia. Durante o encontro, o presidente comentou sobre o esforço contínuo da OAB/RS para o enfrentamento da crise climática no Estado e a recente conquista de mais de R$ 5 bilhões para o Rio Grande do Sul com a antecipação do pagamento dos precatórios federais e a compensação de ICMS, medida oriunda das audiências de conciliação solicitadas pela Ordem ao STF para discutir a ACO 2.059 que pede a extinção da dívida com a União. 

Ijuí

Em Ijuí, Leonardo Lamachia, acompanhado do tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara, e do presidente da CAARS, Pedro Alfonsin, realizou a entrega da nova sede da subseção local na sexta-feira (6). Em julho deste ano, Lamachia esteve na subseção para vistoriar o andamento das obras.

Em seu discurso, o presidente da entidade parabenizou a advocacia da região pela luta para a construção da nova sede. “Essa sede nova está à altura dos advogados e das advogadas de Ijuí e de toda a região das Missões. Um prédio próximo ao Fórum e com mais estrutura para facilitar o trabalho dos nossos colegas em favor da população que busca seus direitos. Aqui também é a casa da cidadania. Orgulho da advocacia de Ijuí e região que buscou essa obra e, com um trabalho coletivo, hoje vê seu sonho se tornar realidade”, afirmou.

O tesoureiro da Ordem gaúcha, Jorge Fara, destacou as melhorias que as inaugurações trazem para a advocacia do interior. “Essas entregas são para atender a advocacia como ela merece: com espaço para trabalho, para confraternização, para receber a cidadania. Esse trabalho é um compromisso nosso, da OAB do Rio Grande do Sul, de proporcionar melhores condições de trabalho para os colegas de todo o Estado”, disse Fara.

O presidente da CAARS, Pedro Alfonsin, abordou a parceria de todo o Sistema OAB/RS para que as entregas aconteçam. “Juntamos recursos da CAARS e da OAB/RS para que pudéssemos inaugurar esta sede e realizar melhorias em todas as subseções do Rio Grande do Sul. Essa é mais uma conquista oriunda dessa parceria, desse trabalho conjunto em prol da advocacia gaúcha”, finalizou Alfonsin.

Já a presidente da subseção, Maria Cristina Lucion, agradeceu o empenho da gestão para que a nova sede pudesse ser construída. “A inauguração da sede da subseção em Ijuí simboliza a ressignificação do ser e do sentir-se advogado na 23ª subseção do Rio Grande do Sul. A estrutura de uma sede tem um significado material, porque nos permite receber a advocacia e tocar as demandas do dia a dia, mas também tem um significado imaterial, porque restaura a autoestima do profissional do interior e coloca-nos em condições de paridade com a capital”, ressaltou Lucion.

Presenças Não-Me-Toque

Também estiveram presentes na cerimônia: a vice-presidente da subseção, Keila Bueno; o secretário-geral, Thiago Berwig; a secretária-geral adjunta, Vanusa Schneider; o tesoureiro, Maurício Defante; a conselheira estadual e vice-presidente de Prerrogativas das Mulheres da CDAP da OAB/RS, Nara Piccinini; o presidente da subseção de Carazinho, Adolf Papke; o presidente da subseção de Espumoso, Daniel Silveira; o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos; o juiz da comarca, Thomás Silveira Martins; a vereadora de Não-Me-Toque Vanise Fritzen; o promotor de Justiça de Não-Me-Toque Leandro Tatsch Bonatto; a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Souilljee; e o presidente da ACINT, Claudiomar Diefenthaler.

Presenças Ijuí

Estiveram presentes: o vice-presidente da subseção, Fernando Mai; o secretário-geral, Rafael Ugalde; a secretária-geral adjunta, Mara Regina Protti; o tesoureiro, Mirko Roque Frantz; o ex-presidente da subseção Claudio Rufino; a presidente da subseção de Três de Maio, Laura Reidel; a presidente da subseção de Santo Ângelo, Luciana Meirelles; a presidente da subseção de Cruz Alta, Sandra Marchionatti; o presidente da subseção de São Luiz Gonzaga, Lucas Adams Wesz; o presidente da subseção de Tupanciretã, Mario Cesar Vianna; os conselheiros estaduais Edmilson Michelon, Jorge Marquesan, Lêda Moraes, Roselaine dos Santos e Rogério Vargas; o ex-presidente da subseção de Santo Ângelo Paulo Leal; a ex-secretária-geral da subseção de Cruz Alta Elisangela Furian; o prefeito municipal, Andrei Cossetin; o vereador Bira Erthal; o juiz de Direito da comarca, Nasser Hatem; a juíza de Direito da Vara Federal Clarides Rahmeier; o juiz da Vara do Trabalho, Luís Ernesto dos Santos; a juíza substituta da Vara do Trabalho, Veridiana Ullmann; a diretora de secretaria da Vara do Trabalho, Queli Cristiane; o reitor da Unijuí, Dieter Rugard; a coordenadora do curso de Direito da Unijuí, Francieli Formentini; a diretora do Cejusc, Liane Benck; e o comandante do 12º BBM, Elisandro Machado.

Fonte: OAB/RS