Em São Paulo, Neusa Bastos participa da 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos


27.05.24 | Advocacia

Foto: Eugenio Novaes

Na quinta-feira (23), a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, participou da solenidade de abertura da 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB. O evento, promovido pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), foi realizado em Campinas (SP) e esteve voltado à discussão sobre a importância do respeito às diferenças e da tolerância como formas de garantir a paz, minimizar conflitos e eliminar a violência nas relações sociais.

Na ocasião, Neusa falou para um público com mais de mil pessoas sobre a situação de calamidade pública enfrentada no Rio Grande do Sul e salientou a postura atuante da OAB/RS pela manutenção dos direitos básicos da população apesar de todas as dificuldades. “Nossa sede em Porto Alegre foi invadida pela água. Nosso galpão, que chegou a receber desabrigados e serviu como base para a entrega de doações, também foi atingido. Continuamos o trabalho em uma sede provisória na Faculdade de Direito da UFRGS. Presenciamos colegas e comunidade buscando apoio, pois saíram de casa apenas com a roupa do corpo. Mas, ainda assim, se ofereceram para serem voluntários e ajudarem o próximo. A humanidade e a emoção imperam nesse momento tão difícil para o nosso estado”, relatou emocionada.

Ainda em seu discurso, a vice-presidente da OAB/RS registrou votos de agradecimento pelo apoio recebido de todo o país. “A cada caminhão ou carreta que chega em nosso Rio Grande, se vê os gaúchos parando na rua e aplaudindo, pois todos sabem que estão fazendo a diferença para muitas pessoas. A nossa Ordem gaúcha também segue arrecadando e distribuindo donativos, além de manter o diálogo com as demais instituições de Justiça visando ao amparo necessário à advocacia e sociedade.”

Presenças

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn; a presidente da OAB/SP, Patrícia Vanzolini; a presidente da subseção de Campinas, Luciana Gonçalves de Freitas; a coordenadora do Observatório de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Karen Luise Vilanova Batista de Souza; o representante do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Carlos Nicodemos; a presidente da OAB/PR, Marilena Winter; o presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal; a presidente da OAB/SC, Claudia Prudêncio; o líder do Movimento Indígena da Bahia e do Território Coroa Vermelha, cacique Zeca Pataxó; o fundador do Jusracial e do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras (Idafro), Hédio Silva Jr; entre outras autoridades e convidados.

Fonte: OAB/RS