As diretorias da OAB/RS e da CAARS fizeram uma reunião extraordinária na tarde desta quinta-feira (2) por conta das enchentes e fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Na pauta, foram debatidas possíveis ações da entidade para apoiar advogados e advogadas atingidos pelas enchentes em diversas regiões do estado.
A OAB/RS recebeu resposta positiva aos ofícios que enviou, ainda no feriado de 1º de maio, aos tribunais gaúchos. Após pedido da Ordem gaúcha, o TJRS prorrogou os prazos processuais e o TRF4 e o TRT4 suspenderam os prazos nos dias 2 e 3 de maio.
Estiveram presentes na reunião de diretoria ampliada o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; a vice, Neusa Bastos; o secretário-geral, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta, Karina Contiero; e o diretor-tesoureiro, Jorge Fara. Pela CAARS, estiveram o presidente, Pedro Alfonsin; a vice, Paula Grill; a secretária-geral, Morgana Bordignon; a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke; e o diretor-tesoureiro, Matheus Ayres Torres.
“Estamos atentos à situação de nossos colegas, já que estamos recebendo alertas de todo o estado. Queremos, agora, além de garantir o trabalho dos advogados e das advogadas do Rio Grande do Sul, prestar todo o apoio que estiver ao nosso alcance”, afirmou Lamachia.
Em setembro de 2023, quando várias regiões do estado foram afetadas pelos mesmos problemas, a OAB/RS atuou requerendo aos tribunais a suspensão de prazos, promovendo uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos, itens de higiene e materiais de construção, e até montou estações de trabalho para colegas usarem.
Fonte: OAB/RS