Na tarde da segunda-feira (19), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, voltou a tratar os relatos de intimidação e extorsão de criminosos à advocacia. O dirigente se reuniu com o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Sodré, para pedir a apuração dos casos relatados.
A Ordem gaúcha recebeu, recentemente, informações de que pessoas que se passam por ou que são membros de facção estão ligando para advogados e advogadas, inclusive presidentes de subseções, exigindo dinheiro e fazendo ameaças. Na última quarta-feira (14), a entidade oficiou a Polícia Civil, pedindo uma rápida apuração dos fatos.
“Pedimos celeridade na investigação pois já recebemos uma série de ocorrências policiais que tratam de tentativas de extorsão. O chefe da Polícia Civil gaúcha se comprometeu a designar uma equipe coordenada por uma delegada para apurar os casos”, destacou Lamachia.
Ainda na reunião, foram abordados temas como o pagamento de fiança por PIX e a busca por uma solução para as dificuldades que advogados criminalistas estão encontrando na localização de clientes quando estes são encaminhados às delegacias. O presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP) da OAB/RS, Ivan Pareta Júnior, também participou do encontro.
Fonte: OAB/RS