Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Comissão de Igualdade Racial da Ordem gaúcha, em parceria com a Delegacia de Combate aos Crimes de Intolerância da Polícia Civil do estado, realizará um seminário para tratar sobre “Diálogos afirmativos e enfrentamento ao racismo estrutural”. O evento ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 08h30, no auditório do OAB Cubo.
Para garantir o certificado de participação, clique aqui e inscreva-se.
De acordo com a organização, o objetivo do seminário é promover palestras multidisciplinares que evidenciam a pauta racial e as realidades cotidianas a partir de estatísticas e vivências, mas, sobretudo, encontrar medidas de combate a todas as formas de racismo, crime que representa aproximadamente 60% das investigações desenvolvidas pela DPCI.
“Queremos disseminar o conhecimento histórico, sociológico e cultural sobre o tema. Por isso, nada mais justo do que integrar a advocacia, a sociedade e a Polícia Civil para debater um assunto de extrema importância para todos nós”, enfatizou a presidente da CIR, Letícia Padilha.
Entre as temáticas a serem abordadas estão: seletividade penal; reconhecimento de pessoas pelo sistema criminal; compliance antidiscriminatório; racismo estrutural e institucional; religiosidade de matriz africana e o combate à intolerância e crimes de ódio.
Serviço
O quê? I Seminário da Diversidade da Polícia Civil – Consciência Negra: Diálogos afirmativos e Enfrentamento ao Racismo Estrutural
Quando? 14 de dezembro, às 08h30
Onde? Auditório do OAB Cubo
Inscrições: Portal de Eventos da Ordem gaúcha
Fonte: OAB/RS