Por elevação de entrância, Lamachia acompanha comitiva de Sapucaia do Sul em reunião na CGJ


20.10.23 | Advocacia

Na permanente busca por melhorias na prestação jurisdicional no estado, a OAB/RS esteve em mais uma reunião na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ-TJRS). O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, acompanhou uma comitiva com mais de 90 pessoas, mobilizada pela subseção de Sapucaia do Sul. O pleito foi a elevação de entrância da comarca do município, de intermediária para final. Com a reunião da tarde desta terça-feira (17), já chega a 80 o número de encontros entre Lamachia e o corregedor-geral da Justiça, Giovanni Conti, somando os compromissos mensais e também os com participação da advocacia e representantes da sociedade civil.

“Mais uma importante reunião com uma grande comitiva, desta vez organizada pela subseção de Sapucaia do Sul, que trouxe uma demanda da sociedade, porque pedir elevação de entrância é pedir por melhores condições para o exercício profissional da advocacia, mas é, também, pedir melhorias no atendimento do Judiciário à população. Por isso, a OAB/RS é tão atuante no tema, e eu faço questão de participar de todas as reuniões e trazer o apoio da entidade a esses pleitos”, destacou Lamachia.

A presidente da subseção sapucaiense, Keilly Amorim, também referiu a força da mobilização realizada pela advocacia. “Organizamos uma comitiva que trouxe a sociedade de nosso município. Foram mais de 90 pessoas, contando com juízes, promotores de Justiça, todo o secretariado municipal, prefeito e a vice-prefeita, presidente da Câmara de Vereadores e diversos outros representantes. Tudo isso com o apoio do presidente da OAB estadual que está ao nosso lado. A elevação de entrância nos permitirá ter os magistrados por mais tempo na comarca, já que temos um cenário com mais de 40 mil processos e apenas uma juíza titular em seis Varas. Acreditamos que a mudança será benéfica para toda a sociedade”, disse.

Presenças

Estiveram presentes os demais membros da diretoria da subseção de Sapucaia do Sul: o vice-presidente, Marcos Antônio Hauser; a secretária-geral, Patricia Bruzza Rodrigues; o secretário-geral adjunto, Rafael dos Santos; e o tesoureiro, Jorge Alexandre Romani Soares; além do ex-presidente da subseção e ex-diretor da ESA/RS, Roger Dorneles; dos conselheiros subseccionais e presidentes de comissões da subseção; da juíza-corregedora Ana Lúcia Miglioranza; dos promotores de Justiça Lúcio Flávio Pretto, Aline Baldissera, Karine Camargo Teixeira (vice-presidente de Relações Institucionais da Associação do Ministério Público) e Maristela Schneider; do procurador-geral do município, Tomaz Augusto Schuch; do prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; da vice-prefeita, Imília de Souza; do presidente da Câmara de Vereadores, Machado da Vitória; de outros vereadores; de secretários municipais; de representantes de deputados estaduais; do diretor da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, Robson Schubert; dos membros da administração do Hospital Getúlio Vargas; e de representantes de organizações da sociedade civil.

Fonte: OAB/RS