A partir de um olhar atento ao presente e ao futuro das advogadas e dos advogados gaúchos, a Cidade da Advocacia retornou para a sua segunda edição. Desta vez, maior e ainda mais agregadora, e sem perder a essência: um evento inclusivo e inovador.
Na terça-feira (09), profissionais e estudantes de todas as regiões do estado estiveram presentes no primeiro dia da programação. Como destaque, à noite, ocorreu a solenidade de boas-vindas à Cidade, bem como a abertura oficial da X Conferência Estadual da Advocacia, tradicional evento que, neste ano, acontece junto com a Cidade da Advocacia.
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, iniciou a sua fala contextualizando a proposta do evento e a importância dos debates em mais de 50 palestras e workshops que serão promovidos até o próximo sábado (12).
“A OAB/RS e a advocacia gaúcha ficam maiores e mais respeitadas a cada edição da Cidade. Comemoramos o nosso mês em um evento plural, gratuito, realizado em um local histórico de Porto Alegre, que significará para cada advogada e para cada advogado gaúcho capacitação, conhecimento, networking e conexão. Logo, nosso objetivo é o de trazer para o debate pontos importantes de avanços tecnológicos, do uso da inteligência artificial, do processo eletrônico, das audiências virtuais, mas sem nunca descuidar e nos afastar das nossas pautas mais caras, porque a advocacia é feita de pessoas. E é sob esse viés que a Ordem gaúcha está ainda mais atenta e atuante”, disse Lamachia.
Mês da Advocacia: celebração e entregas concretas
Na oportunidade, Lamachia também destacou os projetos e ações encaminhados pela Ordem ao longo dos 18 meses de gestão. A influência dos avanços tecnológicos no dia a dia da advocacia, foi uma das questões discorridas.
“Estamos trabalhando para que a tecnologia não viole prerrogativas, para que não substitua o profissional, para que não mecanize as decisões e para que auxilie na melhora da prestação jurisdicional. Ao mesmo passo, não estamos alheios às mudanças: implantamos 16 usinas geradoras de energia fotovoltaica, zerando o custo de energia elétrica de todas as subseções, implementamos a automatização de todas as salas com identificação facial, otimizando custos e agregando valor às nossas estruturas”, acentuou o dirigente.
Nesse contexto, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, abordou o sucesso da Cidade como um evento propositivo e inovador. Também destacou o trabalho da diretoria com vistas à resolução das problemáticas trazidas pela advocacia.
“É uma alegria ver este auditório lotado. Há um ano nos reunimos aqui e sentimos os resultados do nosso trabalho, fruto de ações conjuntas e do diálogo com as subseções. Nossa meta é aproximar cada vez mais a advocacia da sua entidade, buscando os avanços necessários e a defesa intransigente da advocacia. Sejam todos muito bem-vindos à nossa Cidade da Advocacia”, afirmou Bastos.
Também presente no evento, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, afirmou ser “uma enorme satisfação testemunhar advogados e advogadas gaúchos, mais uma vez, conectados na inovadora Cidade da Advocacia, pois a advocacia do futuro impõe o grande desafio de antecipar um cenário fortemente influenciado pela tecnologia.”
Palestra Magna com Amyr Klink
Um dos convidados destaque para compor a programação da Cidade e da X Conferência foi o escritor e velejador Amyr Klink. A palestra “Direito, Inovação e Alta Performance” abordou as experiências de Klink que, aos 67 anos, tem se dedicado cada vez mais a compartilhar as vivências em alto mar a públicos interessados em saber como elas podem ser aplicadas no cotidiano em terra firme de quem busca seus próprios rumos.
“Um dos grandes requisitos para o sucesso é saber planejar. Gosto de aprender com exemplos de fracasso, não só de sucesso. Vi que todas as tentativas que falharam não haviam fracassado por causa das ondas, das tempestades, mas por erros de planejamento que teriam solução. Percebi que para cada problema havia uma solução simples. Era só alinhar as soluções. E foi assim que comecei a desenhar uma rota no Atlântico Sul e comecei a construir meu barquinho”, relatou o palestrante.
Presenças
Também participaram da solenidade: o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta, Karina Contiero; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn; os conselheiros federais da OAB/RS Greice Fonseca Stocker e Mariana Melara Reis; o ex-presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; Rafael Canterji; o ex-presidente da OAB/RS, Renato da Costa Figueira; Rosângela Maria Herzer dos Santos; o ex-presidente da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon; o conselheiro federal da OAB e representante da OAB/ES, Alessandro Rostagno; o diretor-geral da ESA/RS, Rolff Hanssen Madaleno; a corregedora adjunta da OAB/RS, Regina Soares; da diretoria da CAARS, o presidente, Pedro Alfonsin, a vice-presidente, Paula Grill, a secretária-geral, Morgana Bordignon, a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke e o tesoureiro, Matheus Ayres Torres; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, Sulamita dos Santos Cabral; o secretário de Estado do Turismo, Vilson Covatti; a procuradora-geral adjunta do RS, Paula Krieger; a vice-presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputada Delegada Nadine; a 3ª vice-presidente do TJRS, desembargadora Lizete Andreis Sebben; o subprocurador-geral de Justiça, Heriberto Ross Maciel; o defensor público-geral do RS, Antônio Flávio de Oliveira; a procuradora-geral adjunta do Município de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery; as desembargadoras do TRF-4, Vivian Josete Pantaleão Caminha e Maria Madalena Telesca; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar do RS, desembargador Sérgio Berne de Brum; o superintendente executivo do jurídico do Banrisul, Paulo Henrique Pinto da Silva; o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados do RS, Jorge Maciel; os presidentes, diretores e conselheiros de conselhos profissionais: Márcio Bins Ely (Corretores de Imóveis), Flávio Abreu (Administradores), Miriam Alves (Psicólogos), Gabriel Marchesi (Estatísticos), Cléia Sequeira (Técnicos em Radiologia), Valdecir Rodrigues (Representantes Comerciais), Patrícia Arruda (Contadores), Ivete Regina Dornelles (Nutricionistas) e Auricélia Flores (Médicos Veterinários); os presidentes e dirigentes de associações e entidades de classe: Apergs/Esapergs, Fabiana Azevedo da Cunha Barth; AMP-RS, João Ricardo dos Santos; Ajufergs, Guilherme Caon; Agadie, Eduardo de Mendonça Heinz; Satergs, Luiz Fernando Moreira; Sindars, Fernando Gavronski Guimarães; Acriergs, Ivan Pareta Júnior; Igade, Fernando Gavronski Guimarães; e Sintrajufe, Marcelo Machado Carlini. Além do representante da FMP, Luciano Brasil; do representante da Faculdade de Direito da Ulbra, Josué Moller; e do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman.
Fonte: OAB/RS