Lajeado e Canoas são as próximas subseções a receber a Caravana da Prestação Jurisdicional


31.07.23 | Advocacia

Caravana da Prestação Jurisdicional da OAB/RS seguirá, nos próximas dias, para mais duas subseções do estado. A primeira parada será na região dos Vales, em Lajeado, em evento marcado para o dia 3 de agosto, das 8h às 12h, na sede da subseção. Na semana seguinte, a Caravana passará pela Grande Porto Alegre, e será realizada na OAB Canoas, no dia 8.

Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e a Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI) da Ordem gaúcha, os encontros são gratuitos e visam ao aperfeiçoamento profissional da advocacia com treinamentos sobre o uso do eproc.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destaca a Caravana como resultado das inúmeras visitas e reuniões realizadas com a advocacia gaúcha nos últimos 18 meses em prol da melhoria na prestação jurisdicional. “Buscar ferramentas para que advogadas e advogados gaúchos possam trabalhar sem empecilhos é a marca da nossa gestão. A Caravana da Prestação Jurisdicional surge dessa escuta da advocacia gaúcha e representa uma oportunidade de os colegas esclarecerem suas dúvidas, além de contribuírem com o aperfeiçoamento do sistema eproc”, pontua Lamachia.

Para o presidente da subseção de Lajeado, Ronaldo José Eckhardt, a iniciativa da OAB/RS vai ao encontro das necessidades de centenas de profissionais que atuam na região e buscam o aperfeiçoamento. “Essa ação oportunizará aos advogados o contato direto com o Tribunal de Justiça, a fim de levar os anseios e apontamentos dos operadores dos sistemas, pelos quais ocorre a tramitação de processos”, reconhece Eckardt.

“Essa iniciativa da OAB/RS e do Tribunal de Justiça é de suma importância, pois levará as informações e esclarecimentos sobre as novas ferramentas implantadas no sistema eproc para a advocacia, qualificando-a. A qualificação e o conhecimento dessas ferramentas trarão melhora na prestação jurisdicional. Com o sistema sendo alimentado corretamente, os processos tramitarão mais rápido”, comemora Ana Mattielo, presidente da subseção de Canoas, que receberá a Caravana no dia 8 de agosto.

Conteúdo e palestrantes

Serão abordados tópicos como o Multicomarcas, as centrais especializadas de cumprimento, triagem de processos, cálculos, precatórios, dentre outros que serão responsáveis por contextualizar o advogado e a advogada sobre o momento atual do processo eletrônico.

No que tange às questões técnicas sobre a utilização do eproc, o treinamento irá apresentar detalhes sobre o uso do sistema, soluções para os problemas mais comuns no dia a dia dos advogados, maneiras de agilizar o andamento processual, módulo sobre os sistemas mais comuns e a utilização deles, como SerasaJud, Renajud, CNIB e Penhora On-line, dentre outros temas. Os convidados do TJRS serão o juiz-corregedor, André Dal Soglio Coelho, e a gestora da Multicom Familia no estado, Ariele Edila Skomra.

Fonte: OAB/RS