90 anos da OAB Bagé: Lamachia destaca história de trabalho e força institucional da subseção


10.05.23 | Advocacia

Em noite festiva, a subseção de Bagé da OAB/RS realizou um jantar comemorativo aos seus 90 anos de fundação na sexta-feira (5). A subseção é a quarta mais antiga do estado e a sexta do país. O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, que cumpria roteiro pelo interior do estado, prestigiou o evento.

Lamachia citou as conquistas mais recentes da Ordem para a sociedade local, como a instalação da 4ª Vara Cível no município, a manutenção da competência previdenciária da Vara da Justiça Federal, pleito que foi tema inclusive de audiência pública realizada na cidade, e a atuação decisiva para derrubar, no Supremo Tribunal Federal (STF), o aumento do IPTU de Bagé. "A subseção de Bagé é uma instituição histórica que, ao longo de seus 90 anos, tem sido um importante pilar para a advocacia gaúcha. Esta noite simboliza a celebração do trabalho árduo de todos os advogados e advogadas que contribuíram para o sucesso da subseção. A OAB estadual continuará comprometida em apoiar a advocacia do interior e seus membros podem contar integralmente conosco. Parabéns a todos os advogados e advogadas de Bagé. Que venham os próximos 90 anos de sucesso e crescimento", declarou, cumprimentando a advocacia presente.

O tesoureiro da OAB/RS e ex-presidente da subseção de Bagé, Jorge Fara, falou sobre o momento de alegria e satisfação em comemorar o nonagenário, bem como projetou o futuro. “A OAB/RS avançou, atendeu os anseios da advocacia e se dedicou muito aos advogados e advogadas gaúchos. Este momento em que estamos comemorando os 90 anos da subseção é a coroação do trabalho feito por todos os nossos ex-presidentes. Para o futuro, esperamos uma Ordem cada vez mais pujante e necessária à sociedade. A cada ano que passa a nossa responsabilidade aumenta“, afirmou.

A atual presidente da subseção de Bagé, Márcia Rochinhas, destacou o simbolismo em ser a primeira mulher a dirigir a subseção nos seus 90 anos de história. “Ser presidente neste momento é uma grande honra. O trabalho de Ordem exige dedicação, conhecimento e comunhão de esforços. É um trabalho que exige dedicação que não atende somente à advocacia, mas à comunidade em que estamos inseridos”, disse.

Homenagens

Na ocasião, foram entregues láureas de agradecimento por serviços prestados para o presidente Leonardo Lamachia e para os ex-presidentes: Jorge Fara (1998-2003); Reginaldo Gasso Rodrigues (2004-2006); Luis Alberto Gonçalves Silva (2007-2009) e Marcelo Godinho Marinho (2016-2021).

Presenças

Também participaram o vice-presidente da subseção de Bagé, Carlos Alberto da Silva; a secretária-geral, Lélia Teresinha Lemos de Quadros; a secretária-geral adjunta, Miréia Cabral Neto; o tesoureiro, Luis Mariano Mazzini Niederauer; o presidente da subseção de Pelotas, Victor Gastaud; o presidente da subseção de Rosário do Sul, César Augusto Prevedello; a vice-presidente da CAA/RS, Paula Grill; a delegada da CAA/RS subseção Lavras do Sul, Marilia Giordani; o vice-reitor da URCAMP, Guilherme Bragança; o coordenador do curso de Direito da URCAMP, Rafael Moreira; a coordenadora do curso de Direito do IDEAU, Roberta Verdi; e o assessor do Ministério Público, Luis Alexandre Borba Camargo

Fonte: OAB/RS