Em sessão, conselheiros destacam a postura atuante da OAB/RS frente aos recentes episódios de violação de prerrogativas


04.04.23 | Advocacia

Conselho Pleno da Ordem gaúcha se reuniu na tarde da sexta-feira (31) para a sessão ordinária referente ao mês de março. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, conduziu os trabalhos ao lado de membros da diretoria. A pauta da reunião abordou temas relevantes para a entidade, como a prestação jurisdicional, escolha de novos membros do próprio conselho e do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), além das ações em prol da advocacia e da sociedade.

Os conselheiros e conselheiras parabenizaram a diretoria da instituição pelas ações céleres em relação aos casos de desrespeito e violação das prerrogativas ocorridos recentemente nas cidades de Soledade e Pelotas. Lamachia esteve junto às subseções e aos advogados afetados em ambas as ocasiões para prestar solidariedade aos profissionais e apurar os fatos com vistas aos devidos encaminhamentos.

“Tenho dito e reafirmado que aqueles que tentarem intimidar a advocacia terão que enfrentar a força institucional da OAB/RS. Estivemos em Soledade e a Pelotas para abraçar os colegas mas, também, para acompanhar de perto as apurações. Não aceitaremos que a advocacia seja vítima do desrespeito e da violência em razão do nosso exercício profissional. Seguiremos atentos e combativos”, disse Lamachia durante a sessão.

Novas aprovações de membros

Durante a sessão, ocorreu aprovação de indicação de um novo membro julgador para o TED. Também ocorreu a eleição de um novo conselheiro suplente e o julgamento de processos.

Campanha do Agasalho 2023

Na ocasião, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, falou sobre o lançamento da Campanha do Agasalho que será promovida pela instituição em 2023. Conforme a dirigente, o período de doações iniciará na segunda-feira (3) e segue até o dia 31 de agosto. A campanha abrange além de roupas e calçados, a doação de alimentos e itens de higiene que poderão ser entregues nos diversos pontos de coleta, incluindo a sede da Ordem, em Porto Alegre.

“Em 2022, cada vez que realizamos uma entrega, frisamos que aquelas doações eram da advocacia gaúcha. Temos um papel enquanto instituição e muito nos orgulha o engajamento de todos. Contamos com mobilização de todos para enfrentarmos mais um inverno”, salientou Bastos.

Fonte: OAB/RS