Advocacia criminalista: OAB/RS e Acriergs reunidos com a diretora do Foro Central de Porto Alegre para garantir o acesso às varas criminais da capital


23.03.23 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, foi ao Foro Central de Porto Alegre para uma reunião com a diretora, Alessandra Bertoluci, visando encontrar soluções para os problemas que advogados e advogadas estão enfrentando no acesso aos prédios do Foro. Lamachia esteve acompanhado do presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Sul (Acriergs), Ivan Pareta Júnior.

As revistas pelas quais os advogados passam na entrada dos prédios, que chegam a ser rigorosamente excessivas, foi a principal pauta do encontro marcado por Lamachia. “Os relatos que recebemos é de que, na chegada das dependências dos prédios do Foro, os colegas encontram muitas dificuldades, desde a identificação até a revista. Fiz questão de vir, junto com representantes da Acriergs, para encontrarmos soluções”, salientou Lamachia.

Na reunião, foram encaminhadas sugestões para que a administração do Foro Central possa resolver os problemas. A diretoria do Foro e o chefe de segurança se comprometeram em dar retorno para a OAB/RS, com uma resposta sobre possibilidades para reparar a situação.

Pareta, que também preside a Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da Ordem gaúcha (CEPCSP), exemplificou alguns dos casos. “Chegam até nós episódios em que o advogado é demandado a retirar relógio ou os sapatos, ou que lhe é solicitado que passe por mais de três vezes pelos detectores, mesmo que mostre que não carrega nenhum objeto perigoso. Também percebemos que não há padronização entre as comarcas”, comentou.

Também participaram da reunião a conselheira estadual da OAB/RS, Ana Lúcia Santos da Motta; e a conselheira da Acriergs, Thaís Felix.

Fonte: OAB/RS