“Aquele que desrespeitar a advocacia terá que enfrentar a força institucional da OAB/RS”, destaca Lamachia em ato de defesa à advogada em Pelotas


23.03.23 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em Pelotas na terça-feira (21) para conduzir um ato público em apoio à advogada Laura Cardoso e para acompanhar as investigações sobre o caso. A profissional teve o carro incendiado em frente à sua casa no último dia 19. Realizado no auditório da subseção de Pelotas, o ato contou com a presença da advocacia da região e da imprensa local.

Na ocasião, Lamachia destacou o trabalho que a Ordem gaúcha vem desempenhando desde o primeiro momento em que tomou conhecimento do fato. Para ele, a entidade adotou todas as medidas possíveis em menos de 48 horas. “Se trata de um ato criminoso contra uma advogada, grávida, e a OAB do Rio Grande do Sul rapidamente realizou esse ato em defesa da nossa colega. Além disso, já nos reunimos com as autoridades policiais e, com isso, mostramos a nossa união e asseveramos que àqueles que tentarem intimidar um advogado ou uma advogada terão de enfrentar a força institucional da OAB/RS”, disse.

O presidente da subseção de Pelotas, Victor Gastaud, salientou a presença de Leonardo Lamachia no município. “Representa a união da advocacia com o intuito de proteger e amparar àqueles que são vítimas de qualquer tipo de violência ou impedimento no exercício da profissão”, lembrou.

Também presente no ato, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Márcia Schwantes, que destacou a rapidez da OAB/RS em auxiliar no caso. “As mulheres advogadas precisam se sentir acolhidas. Então, desde ontem, assim que ficamos sabendo do fato, entramos em contato com a presidente da CMA da subseção de Pelotas, Patrícia Fabres, para iniciar o devido acolhimento à colega”, disse.

A advogada Laura Cardoso agradeceu a mobilização de Lamachia para a realização do ato e lembrou que a postura da OAB gaúcha servirá para coibir eventuais tentativas de desrespeito à advocacia. “A atuação da OAB/RS foi de suma importância para a minha segurança, sendo fundamental não somente para que eu continue no exercício da profissão, mas também para que eu me mantenha segura e acolhida. Esse trabalho da Ordem gaúcha também é importante no sentido de barrar outras tentativas de situações semelhantes”, finalizou.

Reunião com a Polícia Civil em Pelotas

Após o ato público, Lamachia, acompanhado de Gastaud e Laura, foi à Polícia Civil de Pelotas para acompanhar as investigações do caso. “Fizemos esse movimento a fim seguir acompanhando as investigações e para reforçar às autoridades que a OAB gaúcha segue atuante na defesa da colega advogada”, comentou.

Relembre a atuação da Ordem

De imediato, ao tomar conhecimento do atentado criminoso sofrido pela advogada, o presidente da OAB/RS, ainda na manhã da segunda-feira (20), juntamente com a subseção de Pelotas, iniciou as providências necessárias para apurar o caso e prestar o devido apoio e acompanhamento.

Lamachia de imediato entrou em contato com a advogada e prestou sua solidariedade, informado sobre o ato em Pelotas. Além disso, tendo em vista a clara ameaça contra a integridade física da profissional, mulher e gestante de 39 semanas, a Ordem oficiou à Brigada Militar requerendo medida protetiva à vítima.

O presidente Leonardo Lamachia também entrou em contato com o chefe de polícia, delegado Fernando Sodré. Ainda na tarde da segunda-feira, Lamachia esteve reunido com o Comando da Brigada Militar para solicitar apoio e proteção à advogada Laura Cardoso.

Entenda o caso

A advogada Laura Cardoso, de Pelotas, foi vítima de um ato criminoso na noite do último domingo (19). A profissional, que também está grávida de 39 semanas, teve seu carro incendiado em frente à sua casa. Cardoso é conhecida pelo seu trabalho na defesa de mulheres vítimas de violência e uma das suspeitas é que o fato esteja relacionado a um processo no qual advogou.

Presenças

Também participaram do ato o ex-presidente da subseção de Pelotas e atual conselheiro estadual da OAB/RS, Fábio Scherer de Moura; o conselheiro estadual Vicente Antonacci; a vice-presidente da subseção de Pelotas, Luciana Blank de Oliveira; a secretária-geral, Elfrida Stigger Vieira Maciel; o secretário-geral adjunto, Marcelo Oliveira de Moura; e a Tesoureira, Izaura Virginia Guimarães Oliveira; a presidente da CMA de Pelotas, Patrícia Fabres; a vice-presidente da subseção de Rio Grande, Elisa da Costa; e a presidente e a vice-presidente da CMA de Rio Grande, Luciane Vasconcelos e Carmen Zenobini, respectivamente; entre outras autoridades.

Fonte: OAB/RS