Inovação e tecnologia: OAB/RS inicia automatização das salas nos foros das subseções de Novo Hamburgo e Agudo


06.03.23 | Advocacia

Sempre com as ações voltadas ao futuro, a Ordem gaúcha deu encaminhamento a mais uma iniciativa prática visando a melhorar a estrutura e o atendimento oferecidos à advocacia. Isso porque já está em funcionamento um projeto-piloto de automatização das salas da OAB/RS na subseção de Novo Hamburgo. O intuito é o de possibilitar um maior aporte tecnológico para todas os advogados e advogadas do estado.

Na manhã da quarta-feira (1), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhado do secretário-geral, Gustavo Juchem, e do diretor-tesoureiro, Jorge Fara, esteve na sala da Ordem no Foro Central de Novo Hamburgo, na qual o sistema foi implementado em regime de teste. A ideia prevê o acesso à sala da OAB por meio de biometria facial ou senha a toda a advocacia vinculada à subseção e QRCode para advogados(as) de outras regiões.

Na ocasião, o dirigente definiu o projeto como inovador e ressaltou que a ideia é a de entregar o sistema nas demais regiões do estado. “Por meio de um aparelho de identificação visual, os colegas poderão ingressar nas salas da OAB nos foros. Conhecendo de perto, posso garantir que estamos diante de uma iniciativa absolutamente inovadora, que colocará à disposição de todos uma sala moderna, ampla, com um equipamento que vai trazer agilidade e facilidade para o cotidiano da advocacia. Cabe ressaltar que este projeto é parte do Programa de Otimização das Subseções, o POS. O nosso objetivo é o de reduzir as despesas das subseções e, também, dispor de uma melhor prestação de serviço para os colegas. A nossa gestão projeta a OAB para o futuro, para o seu centenário”, acentuou Lamachia.

De acordo com Juchem, o projeto vem sendo desenvolvido desde o início da gestão. “Seguimos trabalhando e nos estruturando para desonerar as subseções do serviço implicado pelas salas. Essa automatização irá centralizar o controle e a gestão das salas da OAB na administração direta da Ordem e, assim, prestar um serviço ainda melhor aos advogados e às advogadas.”

Jorge Fara salienta que a automatização das salas é parte de um escopo maior de propostas para o avanço das estruturas. “Este projeto integra o Programa de Otimização das Subseções, pelo qual a nossa OAB está encaminhando para as subseções o aprimoramento das estruturas, para diminuir os custos ao passo em que oferece melhores condições para a advocacia. A automação das salas é mais um exemplo prático deste avanço”, acentuou o tesoureiro.

A subseção de Novo Hamburgo foi escolhida para sediar os primeiros testes. Conforme o presidente da subseção, Carlos Braun, a região recebeu com grande satisfação o projeto-piloto. “Com a confiança da diretoria da seccional, podemos desenvolver juntos o escopo tecnológico, com vistas ao aperfeiçoamento das estruturas oferecidas à advocacia como um todo, para a gestão das subseções que poderão otimizar recursos e padronizar atendimentos. Estas salas indicam o futuro, e a Ordem, olhando para o futuro, acreditou nesse projeto e possibilitou essa evolução conjunta”, salientou Braun.

Nos próximos dias a mesma visita e testes irão ocorrer na subseção de Agudo.

Fonte: OAB/RS