“Demonstra responsabilidade e sensibilidade da OAB/RS com a realidade financeira da maioria dos colegas da nossa classe”. Essa foi a definição do advogado Jonatã Cabral Sarmento, do município de Carazinho, que optou pelo pagamento da anuidade da OAB/RS em cota única, já que, no final do ano passado, a entidade anunciou a redução no valor para a advocacia gaúcha. No total, foram até 22% de vantagem para os profissionais que realizassem o pagamento em cota única ou em até 3x no cartão de crédito.
Sensibilidade também foi a palavra escolhida por Bruna Bronzatto, de Ijuí. A advogada, que atua na área cível e estava iniciando a sua atuação profissional no início da pandemia, contou que passou por momentos complicados ao perder sua principal fonte de renda. “Comecei a advogar em 2019, e em 2020, quando veio a pandemia, foi um momento bem complicado, eu não tinha nenhum tipo de renda e de estabilidade. A redução foi uma iniciativa muito sensível à advocacia gaúcha. Fiquei muito feliz e, por isso, fiz questão de aproveitar o desconto”, disse. Bronzatto, que ainda contou que costuma usufruir de alguns dos serviços oferecidos à advocacia pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS). “Utilizo bastante o dentista e as campanhas sazonais, como o outubro rosa, entre outras”.
Confira aqui os principais serviços que a OAB/RS oferece à advocacia.
Já a advogada Patricia Salim destacou a importância da redução no valor da anuidade para os profissionais que, assim como ela, atuam de forma independente. “Também facilitou para atuar em outros estados de forma legítima, pois tendo a OAB suplementar, há necessidade de efetuar dois pagamentos de anuidades integrais”, lembrou a porto-alegrense.
Medida foi compromisso assumido no início da gestão
A redução no valor da anuidade foi um dos primeiros compromissos assumidos pelo presidente Leonardo Lamachia no início da gestão. Para ele, essa é uma das formas de minimizar os impactos da crise enfrentada pela classe. “Sabemos que a advocacia gaúcha vive um momento muito delicado em função de inúmeras razões. Todavia, como já venho dizendo: juntos, nós vamos superar esta crise. A OAB/RS já está trabalhando para entregar as soluções necessárias a cada problema evidenciado”, afirmou o presidente em discurso para a advocacia de Lajeado em abril do ano passado. O valor da anuidade pode chegar a R$462,84, para os advogados e advogadas inscritos nos anos de 2021 e 2022.
O tesoureiro da Ordem gaúcha, Jorge Fara, avaliou a adesão dos colegas ao benefício: “Um grande número de advogados está aproveitando a condição, que se trata de uma redução significativa no valor investido. Estendemos o prazo para que ainda mais advogados e advogadas possam aderir”.
Pagamento com desconto pode ser realizado até 15 de fevereiro
Os profissionais que ainda não realizaram o pagamento da anuidade, e não optaram pelo pagamento parcelado, poderão aproveitar o pagamento com desconto em cota única ou em até 3x no cartão de crédito até o dia 15 de fevereiro. O prazo, que anteriormente se encerraria no final de janeiro, foi estendido para que mais advogados possam aproveitar o benefício.
Clique aqui para pagar a anuidade 2023.
Fonte: OAB/RS