História na fronteira: Lamachia destaca trajetória de 90 anos da OAB Uruguaiana


14.12.22 | Advocacia

Na noite da sexta-feira (9), o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, dando continuidade às agendas na região da fronteira, esteve em Uruguaiana para celebrar as nove décadas de história da OAB local.

“É com imensa alegria e satisfação que tenho percorrido as 106 subseções da OAB/RS neste ano que se encerra marcado pela união de toda a advocacia gaúcha. Neste evento que comemoramos os 90 anos da subseção de Uruguaiana, tal sentimento se mostra ainda mais forte e representativo, visto que estamos celebrando uma trajetória repleta de conquistas e lutas”, enfatizou Lamachia na abertura da solenidade.

A sede de Uruguaiana

Em sua fala, o presidente da OAB/RS relembrou as conquistas históricas da subseção. “Em 2007, iniciamos o projeto Nenhuma Subseção sem Sede, uma obra coletiva de força e de união. A sede de Uruguaiana foi uma das primeiras entregues, em 2009, sendo também a primeira sede da Fronteira Oeste. Uruguaiana se destaca pelas relações internacionais e pelas grandes lideranças que por aqui passaram e pela qualificada advocacia”, destacou.

Para o presidente da subseção, Luciano Caetano Brites, o evento foi muito especial e de engrandecimento para a entidade. “Celebramos os 90 anos da OAB Uruguaiana reafirmando a união da nossa classe, que por meio do diálogo com a sociedade civil preza por uma prestação jurisdicional cada vez mais forte em nosso município”, disse.

Homenagens

Na celebração ainda foram realizadas homenagens aos advogados e advogadas da subseção. Para os ex-presidentes, foram entregues medalhas para coroar o serviço prestado à advocacia da região. Também houve nomeações de portarias aos membros da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS (CDH), assim como a entrega de diploma de jubilamento.

Presenças

Estiveram presentes no evento os demais membros da diretoria da subseção: a secretária-geral, Daniela Magrini de Azambuja; a secretária-geral adjunta, Rosângela Laudissi Gil; e o tesoureiro, Leandro Augusto da Costa Gomes. Os ex-presidentes da subseção de Uruguaiana: Eli Leonetti, Lauro Beheregaray Delgado, Francisco de Assis Pinto Bermudez, Roberto Duro Gick e Maurício Félix Blanco. Os presidentes da subseção de Rosário do Sul, Cesar Augusto Prevadelo; e de Alegrete, Valdir Vaz de Freitas; acompanhado do vice-presidente, Sivens Henrique Gomes Carvalho. Os conselheiros seccionais: Ana Maria Brongar de Castro, Silvio Correa da Silva e Eduardo Ferreira Bandeira de Mello. Bem como o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello; o representante do Foro da Justiça Estadual de Uruguaiana, Carlos Eduardo de Miranda Faraco; o representante do Foro da Justiça do Trabalho de Uruguaiana, Laura Antunes de Souza; a diretora da regional uruguaiana da Defensoria Pública do Estado, Daniela Hasallein Arend; o procurador do trabalho, Hermano Martins Domingues; os defensores públicos, Ricardo Gick, Ricardo Sano e Marco Antônio Kaufmann; o representante da Câmara Municipal de Uruguaiana, Carlos Alberto Delgado de David; as vereadoras, Zulma Ancinelo e Márcia Fumagalli; os procuradores da fazenda nacional, Mauro Moacir Riella Fernandes e Cristiano Dressler Dmabrós; e demais autoridades.

Fonte: OAB/RS