A OAB/RS conquistou, na última semana, um aprimoramento substancial do atendimento junto ao INSS para a advocacia previdenciária de Santa Maria, Rosário do Sul e Canoas. A região de Santa Maria será a primeira das nove do INSS no estado a contar com a opção de atendimento pelo guichê virtual e presencial ao advogado. A cidade de Rosário do Sul teve sua competência alterada para Santa Maria e também poderá ser atendida pelo posto avançado do INSS no município vizinho; e Canoas poderá agendar o atendimento eletrônico pelo site da Ordem, além da opção por e-mail.
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ressaltou a relevância das conquistas: “É muito importante essa progressão dos postos avançados do INSS pelo estado. Através do agendamento disponibilizado pelo site da Ordem, a advocacia ganha em tempo e eficiência possibilitando um melhor atendimento a cidadania e a efetivação dos seus direitos”, pondera.
O presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS), Tiago Kidricki, destacou as facilidades para a advocacia previdenciarista: “Nossa intenção é disseminar mais postos avançados do INSS para atender o maior número de advogados e advogadas. O atendimento tem se mostrado muito mais ágil e essas melhorias vem para ampliar as facilidades no dia a dia da advocacia”, afirma.
Já a presidente da subseção de Santa Maria, Juliane Muller Korb, destacou o momento de celebração para a advocacia de Santa Maria e região: “Essa conquista, pioneira no estado, traz à advocacia o resguardo necessário para o exercício profissional pleno. Depois de um dos momentos mais críticos que já enfrentamos, garantir o fortalecimento através de um atendimento exclusivo, é fundamental para a cidadania”, frisa.
O presidente da subseção de Rosário do Sul, Cesar Augusto Prevedello, destacou o empenho da Ordem gaúcha, do presidente Lamachia, da CSS e do seu presidente, Tiago Kidricki, para viabilizar o atendimento à advocacia: “Felizmente nosso pedido foi deferido e celebramos esse resultado positivo. Com a mudança de competência ficamos mais próximos do atendimento e com a possibilidade de optar pelo guichê presencial ou virtual em Santa Maria. Aproveito para informar aos colegas que o agendamento pelo site já está em pleno funcionamento”, afirma.
A presidente da subseção de Canoas, Ana Maria Mattielo, reforçou as melhorias nas condições de trabalho da advocacia: “Esses avanços facilitam o trabalho diário da advocacia e garantem o acesso à justiça aos clientes. Este é o resultado de um trabalho comprometido e responsável que vem sendo costurado com a OAB/RS, a CSS e os presidentes de subseções”, sublinha.
Ampliação do atendimento:
Santa Maria – será a primeira das nove regionais do INSS a contar com atendimento presencial, além do virtual. O agendamento pode ser feito através do site da OAB/RS.
Rosário do Sul – teve o pedido da OAB/RS de mudança de competência de Uruguaiana para Santa Maria deferido. Além da distância menor, o profissional poderá optar pelo atendimento virtual ou presencial, agora também disponível em Santa Maria.
Canoas – Além do agendamento eletrônico exclusivo do advogado pelo site da Ordem, a gerência de Canoas irá ampliar o atendimento também por e-mail. Senhas do MEU INSS serão fornecidas por um e-mail a ser disponibilizado, evitando, assim, que o advogado ou advogada agende atendimento exclusivo somente para buscar senha. Outra mudança na região de Canoas será o atendimento especializado ao advogado na agência do INSS.
Fonte: OAB/RS