Lamachia se reúne com administração do TJRS para tratar da digitalização dos processos físicos


10.03.22 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, se reuniu, na tarde dessa quarta-feira (9), com os desembargadores responsáveis pela digitalização dos processos físicos no estado.

Na reunião, foi realizada uma apresentação do andamento da digitalização dos processos físicos no Rio Grande do Sul. Lamachia observou os dados atentamente e propôs alternativas para acelerar o trâmite. “Temos o maior interesse em agilizar a digitalização dos processos físicos na Justiça gaúcha. Enfrentar a morosidade do Judiciário é uma das principais bandeiras de nossa gestão porque é uma bandeira da advocacia e de toda a sociedade. Nos reunimos hoje para buscar formas de reforçar essa movimentação efetivando assim a digitalização no Rio Grande do Sul”, explicou ele.

A presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, pontuou a importância da iniciativa da OAB gaúcha para participar do processo de digitalização. “Já identificamos diversos obstáculos, como dificuldade de contratação de funcionários por parte das empresas licitadas, empecilhos logísticos, dificuldades na finalização dos processos, entre outros. A aproximação com a OAB vai reforçar o processo de digitalização”, pontuou ela.

Estiveram presentes o 2º vice-presidente do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira; o diretor-adjunto do TJRS, Paulo Eduardo Panassol; o assessor especial da Presidência do TJRS, Ivandre Medeiros; e o assessor da Presidência da OAB/RS, Rodrigo Machado.

Números

A digitalização iniciou em 2020. De lá para cá, foram digitalizados mais de um milhão de processos. Atualmente, há outros 1.234.006 processos no período de digitalização.

Ao todo, o Judiciário gaúcho tem, no 1º Grau:

2.961.128 processos eletrônicos;
2.202.517 processos físicos;
1.234.006 processos em digitalização;

No 2º Grau, há:

246.701 processos eletrônicos;
73.708 processos físicos.

Fonte: OAB/RS