OAB/RS cria canal para apurar atrasos nos pagamentos de precatórios e RPVs


31.08.21 | Advocacia

Devido aos atrasos nos pagamentos de precatórios federais e RPVs, a OAB/RS tomou a iniciativa de criar um canal de para que advogados e advogadas comuniquem a Ordem quando houver demora no pagamento desses valores para que a entidade possa notificar os bancos.

O endereço para comunicar os atrasos à OAB/RS é: [email protected]

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, salientou que esse é mais um esforço da seccional gaúcha da Ordem para defender a advocacia e a cidadania. “Nos anos de 2020 e 2021, trabalhamos pelo pagamento integral, célere e, inclusive, antecipado, dessas dívidas reconhecidas pelo trânsito em julgado de ações, na defesa da cidadania. Recentemente, notificamos bancos para cumprirem prazos dos pagamentos para evitar mais prejuízo à parcela da sociedade que aguarda o recebimento desses valores. Fazemos isso de acordo com o princípio da moralidade pública e no interesse da cidadania”, afirmou ele.

O presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS (CSS), Tiago Kidricki, explicou o que vem sendo feito pela Ordem. “A criação desse canal foi decidida no Fórum Previdenciário Interinstitucional, em conjunto com os bancos, em um trabalho para melhor atender à população. Inclusive, os bancos se comprometeram a analisar rapidamente as denúncias que chegarem pelo canal. Além de nós, as seccionais paranaense e catarinense também terão canais de atendimento com o mesmo fim. É uma das ações que estamos promovendo. Nós também criaremos um grupo de trabalho supervisionado pelo Tribunal Regional Federal – 4ª Região para apurar as causas dos atrasos na Caixa Econômica Federal”, comentou ele.

Fonte: OAB/RS