Comissão Especial da Igualdade Racial promove lives para discutir temas de combate ao racismo em tempos de pandemia


24.04.20 | Diversos

 

Diante da nova realidade de isolamento social, devido à pandemia do Coronavírus, a Comissão Especial da Igualdade Racial (CEIR) irá promover lives no Instagram, semanalmente, abordando temas de enfrentamento do racismo.

Em uma reunião por videoconferência dos membros da CEIR, ficou definido que, toda quarta-feira, às 18h, lives sobre diferentes temas, envolvendo o combate ao racismo, serão transmitidas pelo perfil da comissão no Instagram: @ceiroabrs

A presidente da CEIR, Karla Meura, destacou a iniciativa como uma forma de construir ações institucionais para falar sobre igualdade racial: “Estamos propondo ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar toda a advocacia e a sociedade gaúcha sobre os reflexos da desigualdade racial, que ganham contornos mais dramáticos neste momento, por somar, em muitos casos, as mazelas de raça e pobreza. Iremos refletir sobre os impactos da pandemia na população negra, indígena e nos grupos socialmente vulneráveis”, explicou.

Os trabalhos serão conduzidos sempre por um integrante da CEIR, além de contar com a participação de especialistas nos temas abordados. A ideia é a de um debate entre os especialistas e o público da live, que poderá fazer perguntas pelos comentários no momento da transmissão.

Live 22/04 - às 18h

A live prevista para essa quarta-feira (22), às 18h, tem como tema central os indígenas. O debate será entre a coordenadora de GT na CEIR, Thais Recoba, a integrante da Frente Indígena e Indigenista de Controle e Combate ao Coronavírus na Região Sul, Joziléia Daniza Kaingang e o presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direito dos Quilombolas da OAB/PA, Peter Paulo Martins Valente.

Convidado a participar do debate, o presidente da comissão temática da OAB/PA, Peter Paulo Martins Valente, reforçou a necessidade de discutir o assunto para buscar soluções: “A população indígena, indiscutivelmente, está mais vulnerável à COVID-19, em decorrência da falta de políticas sociais e da indisponibilidade de atendimento médico nas aldeias. Neste sentido, é importante traçarmos estratégias eficazes de proteção aos povos tradicionais”, destacou.

Programe-se:

22/04/2020, às 18h - VULNERABILIDADE DAS COMUNIDADES INDÍGENAS EM FACE DA PANDEMIA

Thais Recoba – integrante da CEIR

Josiléia Daniza Kaingang - antropóloga indígena

Peter Paulo Martins Valente - presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, Etnia e Direitos dos Quilombolas da OAB/PA

29/04/2020, às 18h - ADVOCACIA E FEMINISMO NEGRO 

Bruna Soares da Rosa - coordenadora jurídica  da CEIR

Mauren Amaral - presidente da Comissão de Igualdade Racial de Rio Grande/RS

Maria Sylvia - presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP

06/05/2020, às 18h – BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS

Izabel Milena Calixto - advogada especialista em Direito Público

Gleidson Renato - autor do livro sobre a temática e assessor jurídico no Tribunal de Contas do RS (TCE/RS)

Andréia Vitor - presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR

13/05/2020, às 18h – DIREITO E LIBERDADE RELIGIOSA

Andreia Pinto - coordenadora de GT na CEIR

Ricardo Sordi - advogado especialista na temática

Mayra Vida - presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/BA

Fonte: OAB/RS