"A busca pela qualificação deve ser um objetivo permanente da advocacia, pois nossa profissão exige dedicação. Somente assim,estaremos melhor preparados para atender as demandas que surgem em nosso ofício", ressaltouo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
A OAB/RS, através de sua Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) disponibilizou 24 cursos, entre aperfeiçoamentos e eventos como aqueles ocorridos no ano passado, afim de contribuir com a continuidade da qualificação da advocacia neste período em que nãose pode sair de casa para estudar presencialmente.
A diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, em nome da diretoria da Escola, destacou: "Este é um momento delicado para todos nós, e esta iniciativa é parceiradas ações tomadas pela OAB/RS para o enfrentamento desta situação de emergência. Ainda que a advocacia não possa sair de casa, pode seguir se atualizando de casa com conteúdos de qualidade".
Um dos cursos oferecidos é o Curso de Aperfeiçoamento Compliance Criminal, Anticorrupção e de Dados, coordenado pela diretora de cursos permanentes da ESA, Fernanda Correa Osório. O curso tem o intuito de trazer capacitação na área do Compliance para a atividade advocatícia, tanto para quem ainda está estudando, quanto para quem tem interesse em se aperfeiçoar.
Ao longo do curso, são abordados os temas: Compliance anticorrupção, Compliance e política criminal – perspectivas acerca da figura do Whitleblower, e Compliance e proteção de dados.
A Escola também ofertou o curso de aperfeiçoamento em Procedimentos Especiais Cíveis no CPC, coordenado pela advogada, especialista em Direito das Obrigações e Contratos e Mestre em Direito pela UNISINOS, Elisabeth Schreiber. Entre outros temas, o curso aborda ação monitória; ações possessórias e ações petitórias; e embargos de terceiros e oposição
Outro curso ofertado pela ESA/RS é o de Aperfeiçoamento Direitos Animais, coordenado pelo diretor da revista eletrônica da ESA/RS, Alexandre Torres Petry; por Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros e o professor Rogério Rammê. Na primeira aula do curso, o professor Rogério Rammé aborda três conceitos-chave a respeito de ética animal: especismo, esquizofrenia moral e igual consideração de interesses semelhantes.
Todos os cursos estão com inscrições abertas e podem ser acessados pelo http://portaldoaluno.oabrs.org.br.
Fonte: OAB/RS