O trabalho desenvolvido pela OAB/RS, através de sua Comissão Especial de Seguridade Social (CESS), assegurou mais uma conquista para a advocacia gaúcha e para a sociedade. A partir de uma sugestão da CESS em uma reunião com a superintendência regional do INSS, foi ampliado o rol de serviços oferecidos na plataforma do INSS Digital.
A partir de quinta-feira (12), o INSS passará a ofertar, os seguintes requerimentos pelo sistema eletrônico: Benefício Assistencial ao Idoso, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência – Microcefalia, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, pontuou a importância do diálogo entre as instituições para que seja oferecido o melhor serviço à sociedade: “A ampliação dos requerimentos ofertados torna mais célere o exercício profissional e a prestação jurisdicional”, pontuou Breier.
A conquista nasceu a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a OAB/RS e o INSS. Através dessa mudança, requerida pela Ordem, o INSS possibilitará que sejam feitos mais requerimentos através de canais remotos (aplicativo Meu INSS, site do INSS e Central de Teleatendimento). O acordo parte do “interesse da Superintendência Regional Sul em fortalecer a parceria com a OAB, mediante a ampliação dos serviços do Acordo”, conforme pontua o ofício.
Para o presidente da CESS, Tiago Kidricki, essa é uma importante conquista, pois “a comissão vem buscando a aplicação desse serviço desde janeiro, quando oficiou o INSS”, explica. “Além disso, tivemos importantes reuniões com o presidente do INSS para pedir que todos serviços se tornem digitais”, pontuou Kidricki.
“Vamos continuar lutando pela ampliação pelos serviços digitais como uma forma de melhoria de prestação do serviço público previdenciário, que é um dos objetivos da comissão”, pontuou o presidente da Comissão.
Fonte: OAB/RS