Na noite da terça-feira (24), a Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS (CJA) realizou o evento Advocacia Empreendedora – Como formalizar essa aventura.
A vice-presidente da CJA, Bruna Razerra, abriu o evento, destacando a importância de trazer pessoas de fora da área do Direito para contribuírem com os jovens advogados: “Queremos trazer esse olhar multidisciplinar para a formação do jovem advogado. Hoje, não podemos focar apenas no Direito, temos que nos expandir e ter outra visão para prestar o melhor serviço aos nossos clientes”, destacou Bruna.
O presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/RS (CSA), Gerson Fischmann, falou sobre as razões para compor uma sociedade, seja ela individual, seja pluripessoal: “Entre as vantagens para se constituir uma sociedade, destaco as de ordem fiscal, além de ser uma possibilidade de contemplar uma maior parte do mercado com mais especializações”, afirmou Fischmann.
Outro ponto de dúvidas dos advogados e das advogadas da plateia foi em relação aos custos e às taxas para a constituição da sociedade de advogados. “O advogado paga apenas a anuidade referente a sua pessoa física, a sociedade não paga anuidade. Em relação aos valores, a taxa para registro de uma sociedade é de R$ 512 reais, enquanto o registro de alteração contratual custa R$ 353 reais”, destacou Fischmann.
O contador e fundador da empresa MegaOffice, Jonas Matos, encerrou o evento falando aos advogados e às advogadas sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar como pessoa jurídica, com comparativos de renda e tributação para o profissional que atua como CLT, associado, autônomo e pessoa jurídica, o passo a passo e os custos para abrir e manter uma empresa de advocacia, formatos jurídicos permitidos pela OAB, além de falar sobre empreendedorismo.
Você pode consultar os documentos necessários para o registro de uma sociedade na OAB/RS aqui.
Texto e fotos: Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867