Criminosos adulteram boletos para aplicar golpes em advogados e advogadas gaúchos. Na manhã desta segunda-feira (09), a Ordem gaúcha solicitou, junto à Polícia Federal, a instauração de um inquérito policial para investigar o crime.
Os boletos com o número do código de barra adulterados foram enviados por e-mail com os dados corretos do pagador e da OAB/RS. A seccional gaúcha adverte a advocacia para ficar atenta aos boletos, principalmente os recebidos por e-mail.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, alerta para que, em caso de dúvida, os advogados e as advogadas entrem em contato com a OAB/RS antes de realizarem o pagamento. “Assim que tomamos conhecimento do golpe, adotamos todas as medidas necessárias, para que o caso seja investigado. Tanto a advogada que recebeu o boleto adulterado, quanto a Ordem, foram vítimas de fraude. Destacamos que a forma mais segura de efetuar o pagamento da anuidade é pelo site da Ordem”, explicou Breier.
A seccional alerta que os boletos bancários referentes ao pagamento das anuidades e renegociações são gerados exclusivamente pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL. Além disso, por segurança, a entidade disponibiliza, no seu site, a consulta e pagamento, seja gerando o boleto, seja por cartão de crédito.
Como acessar o boleto de forma segura no site:
O (a) advogado (a) deverá entrar no site da OAB/RS e clicar no botão anuidade (link de cor vermelha), que fica no canto superior da página principal. Após isso, o profissional será direcionado para uma página em que deverá colocar alguns dados cadastrais. Logo em seguida, ele (ela) saberá se está regular ou não com a sua entidade e pode gerar os boletos ou fazer o pagamento através do cartão de crédito.
Dúvidas e atendimento sobre pagamentos:
Fone: 3287.1888.
Horário de atendimento: 8h30 às 19h30.
Texto: Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867