Há exatos 34 anos, surgia a primeira escola entre as seccionais da OAB com o objetivo de capacitar advogados e advogadas: a Escola Superior de Advocacia da Ordem Gaúcha (ESA/RS). Com mais de 70 mil pessoas participantes das atividades da Escola e mais de 125 cursos de aperfeiçoamento realizados neste primeiro semestre de 2019, a ESA/RS tem muitas razões para comemorar e diversos projetos pela frente.
Atualmente, a Escola conta com projetos como: Capacitação para a Jovem Advocacia, que auxilia os jovens advogados e as advogadas a tirar dúvidas que surgem no início da profissão; Projeto ESA Cultural, voltado a valorizar as produções culturais, como lançamentos de livros e/ou poemas; o Júri Simulado para os estudantes de Direito; e o Projeto Pescar, que acolhe jovens em situação de vulnerabilidade social e promove capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.
Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, é de suma importância a atuação da ESA/RS para a qualificação da advocacia gaúcha. “Graças a nossa escola que muitos advogados e advogadas ampliaram seus conhecimentos em diversas áreas do Direito, bem como em outros cursos, como o de idiomas. Temos orgulho de contar com o trabalho da ESA para a advocacia gaúcha e comemoramos juntos este aniversário”, asseverou.
A diretora-geral, Rosângela Herzer dos Santos, destacou a satisfação e alegria por participar da comemoração aos 34 anos da Escola. “É um momento de comemoração para nós. Somos a primeira ESA do Brasil, e tudo que alcançamos é resultado de muito trabalho e empenho para contribuir com a educação da advocacia gaúcha. Tudo é resultado da união de mentes focadas no crescimento da escola”, disse Santos.
Atualmente, a ESA/RS está localizada no OAB/RS Cubo e conta com: corpo docente qualificado, materiais de qualidade, uma biblioteca com mais de 10 mil livros, salas de aula e um auditório amplo.
O início
A ESA/RS nasceu no momento em que a democracia e a liberdade eram redescobertas: em 1985, ano em que o Brasil se preparava para elaborar um novo texto constitucional. Foi neste período, por iniciativa da OAB/RS, que a ESA/RS foi criada para centralizar e coordenar, na condição de Departamento Cultural do Conselho Seccional, as atividades culturais da entidade. Tudo isso através da realização de cursos e de diversas atividades que focassem na elevação do nível cultural da advocacia gaúcha.
A ESA/RS é pioneira, não só apenas por ser a primeira Escola Superior de Advocacia entre as seccionais da OAB, mas também por ter sido a primeira a ser liderada por uma mulher. Ellen Gracie Northfleet dirigiu a Escola de 1986 até 1987 e, atualmente, é ex-ministra do Superior Tribunal Federal (STF).
Gracie lembrou que, naquela época, foi realizado um curso de informática para advogados, pois entendia que era importante o uso da tecnologia para tornar mais eficiente o exercício da profissão: “A ESA surgiu com a intenção de formatar determinados cursos destinados especialmente aos advogados e às advogadas que tem fome de se aperfeiçoar e que precisavam fazer isso com a rapidez que o mercado exigia”, recordou.
Dentro da programação do aniversário da ESA, Gracie ministrará uma Aula Magna, no dia 03 de setembro, no OAB/RS Cubo. Na ocasião, a advocacia gaúcha terá a oportunidade de ouvir sobre a criação e a importância da Escola Superior de Advocacia. O evento será o primeiro entre as diversas ações de comemoração que a Escola prepara para marcar o seu aniversário.
O evento da comemoração de aniversário da ESA/RS acontece no dia 10 de setembro, é gratuito e as inscrições de participação podem ser feitas pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.
PROGRAMAÇÃO
18h Recepção
18h30 Palestra com convidada especial
Lya Luft – escritora
19h30 Prêmio Mestre Jurídico Orlando de Assis Corrêa
Homenageados:
Alexandre Lima Wunderlich
Claudia Lima Marques
Cléa Anna Maria Carpi da Rocha
Marcelo Machado Bertoluci
Maria Helena Camargo Dornelles
Miguel Antônio Silveira Ramos
20h30 Show e coquetel
Sarau Benção Poetinha
Anaadi / Deborah Finocchiaro / Pablo Trindade
Fonte: OAB/RS