A OAB/RS, por meio de sua Comissão de Seguridade Social (CESS), esteve presente nas cidades de Santa Rosa, Campo Bom, Santo Antônio da Patrulha e Torres para discutir o projeto de Reforma da Previdência apresentado pelo governo federal, que chega como Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Os eventos contam com apoio das subseções da Ordem dos respectivos municípios.
Na segunda-feira (24), Santa Rosa recebeu o evento em sua Câmara de Vereadores. Na terça (25), a população de Campo Bom, também, debateu a Reforma em sua Câmara Municipal. Santo Antônio da Patrulha recepcionou a CESS na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais S.A.P na quarta-feira (26). Por fim, a Ordem viajou até o Centro de Convenções da ULBRA, no litoral norte, na quinta-feira (27), para discutir com a população os pontos da proposta que tramita na Câmara de Deputados.
Em quase todas as noites, esteve presente o presidente da CESS, Thiago Kidricki, representando a OAB/RS. A exceção foi a noite de quarta-feira (26), na qual o secretário-geral da comissão, Marcos Teixeira, esteve presente, representado a Ordem.
Repercussão das Audiências
O presidente da CESS da OAB/RS, Tiago Kidricki, disse que as audiências têm contado com a presença “muito grande da população, inclusive lotando os locais de realização dos eventos”. Para Kidricki, a Ordem gaúcha tem cumprido seu papel social, organizando tais eventos: “tem sido muito enriquecedora essa experiência pelo Estado. A gente percebe um enorme engajamento do público, fazendo perguntas e questionamentos pertinentes ao texto da Reforma”.
Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o tema impacta a vida de todos os brasileiros: “A advocacia já está sendo amplamente acionada pelos cidadãos para tirar dúvidas e buscar esclarecimentos. Esses encontros, que estão ocorrendo em diversas cidades do Estado em que a Comissão está percorrendo, são importantes para ponderar pontos e elaborar proposições”, destaca.
SOBRE A REFORMA
No dia 20 de fevereiro, a proposta foi entregue pessoalmente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). A proposta de reforma da Previdência, entre outros aspectos, pretende instituir idades mínimas de aposentadoria para os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.
___________
Confira a Nota Pública da OAB/RS sobre a Reforma da Previdência
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul, através de sua Comissão Especial de Seguridade Social, atenta à Proposta de Emenda à Constituição nº 06/2019, apresentada pelo Governo Federal na última quarta-feira, 20/02/2019, e que visa a promover profundas alterações no modelo de Previdência Social, vem, por meio da presente, manifestar-se nos termos que seguem:
A OAB/RS, por intermédio da referida comissão, está atenta às medidas propostas e acompanhará intensamente todo o processo legislativo da reforma, representando a advocacia e os interesses de toda a sociedade. A entidade apoia a promoção de melhoramentos e alterações legislativas que visem a promover a justiça social e a correções de distorções do sistema previdenciário, no sentido de aperfeiçoar esta importante política pública, conquanto que respeitados os preceitos previstos na Constituição Federal de 1988.
Neste sentido, a OAB/RS defende, publicamente, que qualquer proposta de reforma previdenciária deve passar por um amplo debate, ouvindo todos os setores da sociedade, para que as mudanças promovidas estejam em consonância com os preceitos constitucionais e com as necessidades da população, reiterando que, no tocante à Seguridade Social, o objetivo dessas mudanças deve ser o de resguardar os direitos fundamentais sociais, tornando-os mais efetivos, e não de retirá-los ou restringi-los, privando os mais vulneráveis do mínimo da proteção social.
Não obstante, as vozes técnicas que conduzirão o debate das mudanças não podem advir apenas daquelas que estão sob o enfoque econômico-financeiro. A Seguridade Social, da qual a Previdência Social é parte integrante, é uma rede de políticas públicas que visam, essencialmente, à proteção dos direitos sociais, através da redistribuição de renda, do combate às desigualdades e do amparo aos riscos sociais previstos constitucionalmente. Assim, todas as modificações, que se pretenda promover nesta seara, precisam observar essas diretrizes e não apenas números e estudos atuariais, garantindo o direito adquirido e valorizando a expectativa de direito dos já inseridos no sistema.
Destarte, a OAB/RS, pretendendo ser voz ativa no debate sobre a “Nova Previdência”, participando de forma técnica, qualificada, apartidária e multidisciplinar sobre o tema e contribuindo para que se ouça todos os setores da sociedade, de forma que o modelo a ser proposto resguarde os direitos fundamentais sociais, informa que realizará, para o início desse amplo trabalho, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA no próximo dia 21 de março de 2019, quinta-feira, às 14h, no auditório da OAB/RS Cubo, Rua Manoelito de Ornellas, 55, Térreo, em Porto Alegre. O evento terá três eixos: a) uma reflexão sobre a situação atual da Seguridade Social no Brasil e as necessidades de alteração no sistema; b) a análise da proposta apresentada e sua viabilidade jurídica e social; c) proposições sobre o tema para encaminhamentos pela OAB/RS e sua Comissão Especial de Seguridade Social.
Neste ato, a OAB/RS já convida e convoca os atores sociais ligados à Seguridade Social, as entidades governamentais e da sociedade civil organizada, bem como a advocacia em geral, a participarem da audiência pública e contribuírem com o debate e suas finais conclusões.
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio Grande do Sul
Comissão Especial de Seguridade Social
Texto: Leonardo Kaller
Fotos: Divulgação OAB/RS
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867
Fonte: OAB/RS