O I Encontro de Presidentes e Tesoureiros das Subseções da OAB/RS eleitos para a Gestão 2019/2021 reuniu mais de 150 novas diretoras e diretores de todo os cantos do Estado, nesta terça-feira (18), no OAB/RS Cubo. O evento, que tem o objetivo de debater a transição administrativa nas subseções, teve sua abertura na parte da manhã e contou com a presença do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
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Breier deu as boas-vindas para os novos administradores e as novas administradoras. Em seu discurso, falou sobre as metas para os próximos três anos e sobre a importância da continuidade do trabalho em prol da advocacia gaúcha. O dirigente da Ordem gaúcha, também recém-eleito para a nova gestão, com mais de 70% dos votos, destacou que os resultados positivos são oriundos do empenho e da união do trabalho realizado nos últimos três anos. “Nós todos trabalhamos intensamente. Enfrentamos desafios para minimizar os problemas da sociedade gaúcha. O fruto de tudo isso é o reconhecimento da nossa dedicação e doação, recebendo a aprovação de mais de 30 mil profissionais da advocacia gaúcha”, referiu. “Isso não se constrói com política, se constrói com trabalho. E, agora, esse reconhecimento aumenta muito mais a nossa responsabilidade com os próximos três anos de gestão”, reiterou.
Uma das novidades da próxima gestão é fortalecer o desenvolvimento de uma comunicação ágil com as subseções. “Muitos estão assumindo pela primeira vez. Temos que buscar uma união para gerir da melhor forma o poder econômico de cada subseção. Com controle de ação, através da troca de informação, podemos melhor operacionalizar a questão financeira das subseções, garantindo investimentos e melhorias”, ainda disse Breier. “A OAB/RS cresceu imensamente desde 2007, quando nossa gestão a encontrou com mais de 35 milhões de dívidas. Foram anos para se colocar a Ordem em harmonia e resgatar a advocacia. Um trabalho desenvolvido por todos”, afirmou o presidente.
Breier ainda falou sobre a continuidade do Plano de Valorização de Advocacia, com novas ideias e metas para fortalecer ainda mais a advocacia gaúcha. “Realizamos muitas ações importantes com a criação desse planejamento. Daremos sequência e, até março, teremos uma segunda geração do Plano, seguindo essa modernização da Ordem gaúcha com uma gestão plena. Com um pacto pelo trabalho, seremos a representatividade de toda a advocacia gaúcha, que nos confiou a sequência desse trabalho que, para nós, é permanente, para o bem comum administrativo da nossa instituição, para que haja maior credibilidade diante da sociedade gaúcha, e que reflita em toda a advocacia”, determinou.
O diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag, que conduziu o andamento dos trabalhos do dia, explicou que o Encontro de Presidentes e Tesoureiros das Subseções tem determinação do Conselheiro Federal da OAB, através do provimento 186, que cria o regramento básico de transição. “Que o trabalho seja profícuo. Aqui debateremos sistema financeiro, controladoria e prestação de contas para uma boa condução da transição administrativa”, explicou.
Ainda falou o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, também eleito para presidente da CAA/RS para a próxima gestão. Ele reiterou que a entidade vai apoiar as subseções de todo o Estado. “Vamos alinhar em conjunto todo o sistema OAB para garantir estrutura e confiança da advocacia do interior”, destacou.
Além de diretores e conselheiros da seccional e de subseções, também estavam presentes: o secretário-geral, Rafael Canterji; o coordenador das Subseções da OAB/RS e vice-presidente eleito da OAB/RS, Jorge Fara; e o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem.
Texto Caroline Tatsch/Jornalista - OAB/RS
Fotos: João Vítor Pereira/Jornalista - OAB/RS