A abertura do VI Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS ocorreu, na noite desta quinta-feira (27), no Hotel Business Center Beira Rio, situado em Restinga Seca, e reuniu os 106 presidentes de subseções, conselheiros federais e seccionais, advogados e autoridades da região da central do estado.
Nesta edição, a última da gestão 2016-2018, as subseções de Agudo e Santa Maria sediam, pela primeira vez na história da OAB/RS, conjuntamente o Encontro onde serão discutidos, nesta sexta-feira (28), assuntos como honorários advocatícios, saques de alvarás, RPV’s, defesa das prerrogativas, questões da cidadania e do poder público, exercício da advocacia, bem como os atendimentos dos advogados nas agências da previdência social e o impacto do INSS digital.
Na abertura do VI Colégio, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, elencou propostas assumidas, desde 2007, e que se concretizaram como grandes conquistas para a advocacia gaúcha. Lamachia ainda disse do orgulho de poder estar na presidência do Conselho Federal representando o RS: “É um orgulho estar na presidência nacional da OAB, representando o meu Estado e a advocacia gaúcha. Esté é um momento muito sério e a advocacia, como agente de transformação social, tem que assumir seu papel de protagonista neste momento importante eleitoral brasileiro”, afirmou. (Leia aqui o discurso).
A fala do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi marcada pela exaltação das conquistas e do trabalho coletivo realizado até o momento, mas, principalmente, por agradecimentos. “Não poderia deixar de agradecer, essa é a palavra que impera, aqui, hoje: agradecimento. Estarmos aqui é reflexo de um trabalho conjunto de todos vocês, pois as vitórias são fruto da nossa união”, destacou. “É a nossa união que faz, pelo segundo ano consecutivo, a OAB ser eleita a instituição de maior credibilidade entre os gaúchos”, pontuou. (Leia aqui o discurso).
Logo em seguida, o decano dos presidentes das subseções gaúchas e dirigente da OAB Bom Jesus, José Luiz Belan, agradeceu por tudo que a atual gestão desenvolveu e constriuiu pela advocacia gaúcha: “ Esse é o último Colégio desta gestão e ela tem feito um incansável trabalho pelos advogados e advogadas. Parabéns a toda a diretoria da Ordem, pois esse sucesso é devido também a colaboração de todos os funcionários, sobretudo da união dos presidentes das 106 subseções”, ressaltou.
Na sequência, o presidente da subseção de Agudo, Rafael Alves da Anunciação, falou sobre a atuação da Ordem gaúcha em prol da advocacia: “Só tenho que agradecer de público, e acredito que não é só meu sentimento, mas também dos demais aqui presentes, por tudo o que vocês fizeram, em conjunto com suas diretorias, em prol da advocacia gaúcha e nacional. É um orgulho fazer parte deste grupo, o qual de forma coletiva trouxe conquistas históricas para todos nós, dignificando cada vez mais a profissão do advogado”, destacou o presidente que ainda ressaltou o trabalho do presidente nacional da OAB,Claudio Lamachia:
“Vossa Excelência deu a partida em tudo isso, e continua junto ao Conselho Federal fazendo história em nosso país, enfrentando temas em prol da nossa classe de forma ferrenha e prepositiva, bem como protegendo a cidadania e o Estado de Democrático Direito, não se esquivando de enfrentar temas espinhosos de cunho nacional, como garantidor da constituição brasileira, em prol de todos os cidadãos, és um orgulho para toda a advocacia e para todo o povo brasileiro”, afirmou.
Com um discurso efusivo e emocionado, o presidente da subseção de Santa Maria, Péricles Lamartine, evidenciou sobre a união das subseções de Agudo e Santa Maria em sediar, pela primeira vez o Colégio de Presidentes. “Este Colégio que sedimentou tantas conquistas, hoje, tem um momento histórico, por ser o primeiro na história da OAB gaúcha, sediado por duas subseções. Isso materializa o que o nosso País precisa, que é a união, a concórdia”, disse o dirigente que exaltou a integraão da Insituição: “Apesar das disputas no plano das ideias, e embates que foram expostos, em outros Colégios, nós somos unidos e somos mais do que uma entidade de classe”, disse.
O dirigente concluiu a sua fala enfatizando a trajetória de todos os advogados e advogadas de todo o estado e dos presidentes de subseções: “Que orgulho que tenho de todos vocês. Quero corroborar aqui o compromisso público que temos com a cidadania e com a consumação dos nossos destinos, a urgência e a necessidade de cada vez mais sedimentar essa nossa união e defender os valores consituiionsais que preciam se materializar nas nossas vidas e na vida daqueles que compartilham as suas realidades que construímos”, finalizou.
Assim, a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, falou sobre a força e da união das subseções nos três anos de gestão e agradeceu pela aproximação que a entidade teve com todos os advogados (as): “Muito fizemeos pela advocacia gaúcha e estou imensamente feliz pelo que fizemos nesses últimos três de gestão do Sistema OAB. Agradeço a todas as 106 subseçõs por terem permitido a nossa aproximação e por terem valorizado o nosso trabalho, pois conseguimos chegar no advogado e fazê-lo mais forte”, disse. Rosane ainda falou sobre os resultados da entidade: “Celebramos os 406 convênios novos, 30 mil advogados vacinados, 20 mil advogados envolvidos em eventos esportivos, 8 mil exames nas subseções, e contribuimos com mais de 4 milhões e 500 mil em equipamentos, em móveis, e em condições dignas de trabalho para a advocacia. Isso só foi possível por que vocês abraçaram a nossa Caixa de Assistência.”, finalizou.
Colégio de Presidentes
O Colégio de Presidentes é realizado duas vezes por ano, atendendo à previsão estatutária. Ao final do evento, após os debates, análises e votações, será elaborada uma Carta, contendo as conclusões e deliberações das 106 subseções.
Fonte: OAB/RS