II Competição de Mediação Empresarial: estudantes como mediadores disseminam prática alternativa de resolução de conflitos


27.09.18 | Advocacia

Na busca pela preparação de jovens estudantes de várias áreas do conhecimento para utilizar o método da mediação como resolução de controvérsias, a OAB/RS, em parceria com a Câmara de Arbitragem Empresarial (CAMARB), promoveu a II Competição de Mediação Empresarial Regional Sul na sexta-feira (21) e sábado (22) no campus da Unisinos, em Porto Alegre.

Cinco universidades (UFRGS, Fadergs, PUCRS, UniRitter e Unisinos) participaram das simulações de uma mediação empresarial.  Dessa forma, a competição simulou um procedimento baseado em um caso fictício, em que os competidores atuaram como advogados das partes em conflito e foram avaliados em suas habilidades por profissionais com experiência.

Segundo o presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS (CEMPR) e coordenador do evento, Ricardo Dornelles, a ideia é estimular o estudo da mediação e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para atuar nessa área no Estado e também no Brasil, além de disseminar a mediação, que é um método alternativo utilizado quando as partes envolvidas abrem mão de discutir o assunto na Justiça e optam pelo procedimento por desejarem um acordo.

“Neste ano, mais uma vez, tivemos o apoio da Unisinos que ofereceu sua excelente estrutura para realizarmos o evento. Com a competição, promovemos a oportunidade para os estudantes viverem a experiência da mediação, podendo trocar ideias e dúvidas com mediadores experientes”, contou. “O evento é inspirado em modelos internacionais e queremos, com isso, promover a cultura de mediação dentro dos ambientes acadêmicos”, afirmou Dornelles.

Sobre a Competição de Mediação Empresarial

Em 2016, a CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil trouxe um projeto pioneiro para o país consistente na criação da Competição Brasileira de Mediação Empresarial. A iniciativa teve por escopo não apenas divulgar e promover o instituto da mediação empresarial no Brasil, mas preparar jovens estudantes, de várias áreas do conhecimento, para lidarem com este método de resolução de controvérsias.

Veja os resultados da Competição

A Comissão Organizadora da 2ª Competição de Mediação Empresarial Regional Sul - IX Edição da Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial da CAMARB e OAB/RS faz saber aos interessados, os resultados da presente competição nas categorias:

Melhor equipe:

1° lugar - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

2° lugar - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

3° lugar - UniRitter Laureate International Universities


Melhor advogado (a):

1° lugar - PUCRS - Ana Vitória Zanatta

2° lugar - FADERGS - Alexandre Moscon Ferraz

3° lugar - UNISINOS - Matheus Gadonski Stortti Rosa


Melhor mediador (a):

1° lugar - UFRGS - Anna Luiza Dal Molin

2° lugar - FADERGS - Andrey Bujes de Castro Souza

3° lugar - PUCRS - João Pedro D. da Silva de Paula


Melhor negociador (a):

1° lugar - PUCRS - Álvaro Scarpellini Campos

2° lugar - PUCRS - Victor Gruszgnski Sanseverino

3° lugar - FADERGS - Gabrielle da Rocha Peres

Fonte: OAB/RS