O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, acompanhou o presidente da subseção de Montenegro, Sepé Tiarajú, em uma audiência com os juízes-corregedores do TJRS, Maurício Ramires e Rosana Garbin, no Palácio da Justiça, na tarde desta quarta-feira (26).
Os diretores da subseção expuseram as dificuldades dos advogados em relação ao judiciário na região. Entre as demandas, estão a criação e instalação de uma 3ª Vara Cível na Comarca em vez de uma 2ª Vara Criminal, que já foi confirmada pelo TJRS. “Estamos preocupados com a situação da morosidade em Montenegro, visto que existem muitos processos cíveis ainda em tramitação e sem resolução, o que dificulta a vida da advocacia e da cidadania local”, afirmou o presidente da subseção, Sepé Tiarajú.
O juiz-corredor afirmou que a instalação da 2ª Vara Criminal foi algo estudado com critério pelo Tribunal: “A instalação da Vara na Comarca é definitiva, mas, de qualquer forma, entendemos a preocupação, e estaremos abertos a todas as considerações vindas dos advogados sobre o tema, inclusive sobre a possível instalação de mais uma Vara Cível”, reforçou.
Durante o encontro, Breier destacou a importância da integração entre as instituições: "O diálogo é fundamental entre a OAB/RS, suas subseções e a magistratura, pois só assim será possível atender, da melhor forma, as demandas da advocacia de cada região do Estado”, ressaltou.
Presenças
Também participaram da reunião: o vice-presidente da subseção, João Pedro Filho; o secretário-geral, Gustavo de Oliveira e o tesoureiro, Vinicius Kirsten.
Fonte: OAB/RS