A Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA) e a Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS (CECA) estiveram reunidas com os alunos da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richard Schisler na manhã desta quinta-feira (19). O encontro teve como objetivo apresentar o projeto OAB vai à Escola e abordar temas como o vote consciente e o bullying.
A coordenadora do Grupo de Trabalho da CMA, Ellen Martins, apresentou a Campanha Vote Consciente lançada pela Ordem gaúcha no dia 8 de agosto de 2018. “Ela é muito importante, pois precisamos pesquisar sobre os candidatos e saber se, de fato, podem fazer o que estão prometendo”, disse. “Quando vamos comprar um celular, por exemplo, procuramos em lojas físicas e pela internet, comparamos preços, pedimos dicas para quem tem tal modelo, mas com o voto não temos essa mesma preocupação. Precisamos refletir sobre isso”, chamou a atenção.
Bullying
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015, no Brasil, aproximadamente, um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying na escola. A integrante da CECA, Carolina Camargo, abordou o tema: “Todos nós temos os mesmos direitos, independente de classe, gênero e idade. Precisamos respeitar os outros”, comentou. “A escola é um ambiente em que precisamos vir para estudar e, claro, conversar com nossas amigas e nossos amigos, mas o respeito precisa estar presente. Nós não sabemos como a outra pessoa vai reagir diante de alguma situação, e isso pode ter consequências futuras”, completou. A integrante da CMA, Diorgia Streit Jorej, falou sobre a empatia: “Precisamos ter empatia e respeito com o próximo para construímos, cada vez mais, uma sociedade melhor”, comentou.
Na mesma linha, Ellen lembrou sobre o cyberbullying: “Tudo na internet é rastreável, seja comentário em algum post de rede social, foto ou vídeo compartilhado. E é importante alertar que se a pessoa escreve algo na internet, será que ela teria coragem de falar sem um computador na frente? Precisamos refletir sobre isso”, destacou.
O que é o OAB Vai à Escola?
Crianças empoderadas, qualificadas, cientes do seu papel social e protagonistas da sua própria história. Essa é a ideia do projeto da OAB Vai à Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Parceiros Voluntários. O projeto, que vai levar debates de interesse social à rede educacional, vai atingir cerca de 950 mil estudantes em 1545 escolas de todo o Estado.
O Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CECA); e da Mulher Advogada (CMA), a informar os professores, alunos, pais e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).
Na edição de 2018, o programa tem o reforço da ONG Parceiros Voluntários, para a implantação do programa Valores na Educação dentro do projeto OAB vai à Escola. Os programas atuarão em conjunto com as escolas do Rio Grande do Sul, por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, projeto da Parceiros Voluntários que visa a estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, já atuou no projeto, visitando escolas para falar sobre cidadania. “O papel de nossa entidade é, além de olhar para a advocacia, de também se preocupar com a cidadania. Somos mais de 60 comissões e 106 subseções. Iremos atuar em conjunto, engajados, e abrangendo todo o Estado. Acreditamos que a união faz a força”, destacou o dirigente. “Essa parceria reforça a nossa causa, contribuindo para o nosso espírito de luta por causas cidadãs”, ratificou.
O presidente da Ordem ainda antecipou que um dos temas a ser discutido nas escolas será o do Vote Consciente, campanha que está sendo preparada para as próximas eleições: “Pretendemos conscientizar e levar informação à população sobre a importância de sua escolha, o que refletirá num país melhor”, reiterou.
João Vítor Pereira
Jornalista
Fonte: OAB/RS