Confira o artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, na edição desta segunda-feira (17), no jornal Zero Hora. Na publicação, Breier fala sobre a atuação da seccional gaúcha em prol da advocacia. Confira o texto na integra abaixo:
Quanto ganhou a advocacia gaúcha? - Ricardo Breier - Presidente da OAB/RS
Um recente artigo publicado na edição do dia 13/09, pretensamente, buscou tratar da crise que atinge a advocacia e, especialmente, os novos advogados, atribuindo essa dificuldade à OAB/RS.
O texto é dirigido aos jovens profissionais, como se estes fossem ingênuos a ponto de não perceberem que a crise econômica acomete não só a advocacia, mas todas as profissões, em decorrência de uma política econômica irresponsável que colocou o país no caos nos últimos anos. A partir das colocações feitas, vimos ao direito de trazer respostas. Fazemos isso, pois a memória deve ser lembrada e se fazer presente.
Há 11 anos, quando a OAB/RS estava mergulhada em uma profunda crise financeira, com dívidas em torno de R$ 30 milhões, encontramos a advocacia sem casa, em confronto, em desunião, sem dignidade.
Com o passar dos anos, conseguimos a maior conquista que uma entidade de classe pode proporcionar: o resgate da autoestima. Assim, ao recuperar o papel institucional, a credibilidade, sanear suas finanças, e reabilitar a OAB/RS como verdadeira porta-voz dos interesses da cidadania, a advocacia gaúcha renasceu.
Os anseios antigos dos nossos colegas hoje são realidade. Temos casa própria. Mais de 270 salas em todo o RS. Temos férias. Podemos contar os prazos em dias úteis. Nossas prerrogativas são vigiadas 24h por dia, e a sua violação está a um passo de se configurar em crime.
Nossos honorários não são mais compensados, nós os defendemos e cobramos respeito, pois vamos à Justiça em sua defesa. Somos isentos do pagamento de custas judiciais em execução de honorários. Conseguimos zelar pela nossa saúde e de nossas famílias com os convênios da CAA/RS. Colegas de todo Estado têm acesso a qualificados cursos e juristas através da moderna ESA.
Estamos unidos. A advocacia tem voz e vez em qualquer lugar deste Rio Grande. Vamos até o mais jovem profissional e aprendemos com a experiência dos colegas e das colegas com as inscrições mais antigas. Nos aproximamos, dialogamos.
Somos um exemplo. Temos um gaúcho com voz em nome das advogadas e dos advogados de todo o País. Isso tudo é imensurável.
Fonte: OAB/RS