Em posse no TSE, Lamachia fala da importância da política e diz que voto é arma do cidadão


20.08.18 | Advocacia

Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, voltou a defender a importância da política na superação da crise que o país vive e salientou o papel do voto consciente nesse sentido. Após a posse de Luiz Edson Fachin como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionado pela imprensa, Lamachia voltou a reiterar o que afirmou em seu discurso na posse da presidente Rosa Weber no TSE, “as eleições que se avizinham são as mais importantes e decisivas desde o início da redemocratização, há 33 anos”.

“A política tem de ser a solução, e não a origem dos problemas. A boa política é o instrumento para promover a transformação social. Não podemos, portanto, criminalizar a política, nem aqueles que a exercem honrosamente. O desejo da sociedade por mudanças tem-se manifestado nas ruas, na imprensa e nas redes sociais. Resta manifestar-se nas urnas e com muita responsabilidade. Nenhum dos políticos hoje presos chegou aos cargos que exerciam por outra forma que não o voto. Enquanto a população não despertar para a realidade de que o voto é seu instrumento de exercício da cidadania, continuará a ser refém de quem elege”, disse Lamachia.

“Não nos cansamos de alertar o cidadão que o voto é sua maior arma. Não errem a pontaria. Voto não tem preço, tem consequência. E a consequência de uma escolha malfeita é justamente a responsável por essa crise ética e moral que estamos vivendo”, acrescentou o presidente nacional da OAB, que assistiu à posse do ministro Fachin momentos antes da sessão administrativa do STF. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, conduziu a cerimônia e destacou a “cultura jurídica, o conhecimento técnico, a experiência, o equilíbrio e a fidalguia” de Fachin.

Com informações do CFOAB

Fonte: OAB/RS