O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, participaram, nesta segunda-feira (04), da solenidade de posse da corregedora-geral, Simone da Rocha Custódio, e da corregedora-geral substituta da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, Clarissa Cortes Bohrer. Na ocasião, os dirigentes da Ordem também participaram do descerramento da foto da ex-procuradora-geral da PGM e conselheira seccional, Cristiane da Costa Nery.
O dirigente da seccional gaúcha destacou “é de extrema importância o trabalho da procuradoria-geral do município na defesa de direitos fundamentais. Vamos seguir caminhando no sentido de defender os direitos da advocacia pública, pois, na OAB, não vemos distinção entre o advogado público e o privado”, destacou Breier.
“Nesse sentido, recriamos a Frente Parlamentar da Advocacia, para que possamos ter uma verdadeira ponte institucional entre a OAB/RS e o parlamento. Vamos, portanto, seguir fortes na luta por essa que é uma das principais reivindicações da advocacia pública: a definição em lei dos honorários advocatícios de sucumbência dos advogados públicos do Estado”.
Em sua fala, a ex-procuradora geral do município e conselheira seccional da OAB/RS, Cristiane Nery, ressaltou a importância que Claudio Lamachia e Ricardo Breier tiveram em sua história como advogada e a frente da PGM. “Foi um período de muita felicidade e o descerramento da foto, hoje, significa toda a dedicação que todos os procuradores-municipais possuem nesta casa”, parabenizou também, as novas corregedoras e desejou sorte diante do intenso trabalho.
Simone da Rocha Custódio, que substitui o procurador municipal Heron Nunes Estrella, na função de corregedora-geral, destacou a imensa felicidade do momento. “É com muita honra que assumo o cargo e honrarei a indicação. Aquele que tem a verdadeira consciência de seu papel e de suas responsabilidades enquanto servidor público compreende a sua função para com a sociedade. Afinal, representamos justiça, legalidade, efetividade na tutela do interesse público e dos munícipes”, pontuou.
O vice-prefeito, Gustavo Paim, pontuou a importância da procuradoria-geral e como, enquanto gestor público, se sente beneficiado pela qualidade técnica e jurídica que a PGM oferece. O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein, parabenizou as novas corregedoras: “a atual gestão da Corregedoria da PGM está em boas mãos”
Também estiveram presentes membros da diretoria e conselheiros seccionais da OAB/RS, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, o ex-vice-prefeito Sebastião Melo, representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Associação de Auditores- Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), Procuradoria Geral do Estado.
Fonte: OAB/RS