Encontro Regionalizado: subseções da Região da Grande Porto Alegre reúnem-se na seccional gaúcha


15.12.17 | Advocacia

Aproximação, união, integração e força nos debates de temas relevantes à advocacia e à cidadania marcaram a manhã desta quinta-feira (14), na seccional gaúcha, durante o Encontro Regionalizado com as subseções da Região da Grande Porto Alegre. Presidentes e representantes de 11 subseções participaram da reunião, coordenada pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

O dirigente abriu o encontro, afirmando a necessidade de já se construir o planejamento das próximas ações na região para aplicá-las no primeiro semestre do próximo ano. Breier reiterou a importância da Interiorização da OAB/RS, um dos projetos do Plano de Valorização da Advocacia, para aproximar a advocacia de todo os municípios do Estado. Enquanto as lideranças da Região Metropolitana estavam presentes na seccional, Breier contou que outros municípios também estão recebendo visitas do diretor-tesoureiro, André Sonntag: “Para fazer o acompanhamento das obras realizadas pela OAB/RS em oito cidades do Rio Grande do Sul”, disse. “Em São Gabriel, por exemplo, a sede da subseção foi construída em tempo recorde: oito meses”, falou.

Breier ainda falou sobre as conquistas da Ordem gaúcha, como sua articulação para derrubar o Projeto de Lei Complementar 16/17, que previa um injusto aumento de ISSQN para os profissionais, bem como para a cidadania na Capital.  Pautas como a valorização da advocacia, prevenir a captação irregular de clientes em agências do INSS e outras demandas dos advogados gaúchos também foram discutidos. “O objetivo do nosso encontro aqui hoje é para que possamos nos organizar. Vou a cada subseção para reunir a advocacia e fazermos atos importantes para o fortalecimento da classe na região. Conto com a grande mobilização dos presidentes da Região, junto com a comunidade de advogados”, reiterou.

O coordenador das subseções, Jorge Luiz Dias Fara, argumentou a importância dos encontros regionalizados: “Conseguimos discutir questões que dizem respeito a cada região, mas, ao mesmo tempo, com grandes reflexões de temas da advocacia. Ideias e preocupações surgem, sendo colocadas à apreciação, geram a criação de respostas enérgicas da Ordem, para melhores soluções ao destino da advocacia e da cidadania”, disse.

A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos, contou aos representantes das subseções a crescente participação dos advogados nos cursos da ESA: “Já foram cerca de 45 mil profissionais. Cerca de 80% escolhem Educação a Distância”, contou. “Contamos com o apoio de todos os municípios para a permanente capacitação e qualificação dos colegas”, enalteceu.

Presenças

Também estavam presentes: o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizer; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e o presidente do Tribunal de Ética, Cesar Souza. Entre as subseções presentes, estavam: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Gerônimo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.

Fonte: OAB/RS