Em 11 de agosto de 1827, foi criado o primeiro curso de direito no Brasil. Nesta sexta-feira, exatamente 190 anos depois, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) celebrou a data, num evento dentro da programação do mês do advogado. Na ocasião, a obra “Ensino Jurídico no Brasil: 190 anos de história e desafios” foi lançada e será publicada em formato digital.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou o importante papel da ESA/RS no dia a dia dos profissionais: "Esta é a missão da Ordem gaúcha por meio da Escola da OAB/RS: levar a mensagem, a orientação, o conhecimento das regras jurídicas no nosso país e todo o suporte necessário, para que, acima de tudo, o advogado nunca se sinta sozinho", afirmou.
Conforme a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, o evento não foi somente para o lançamento da obra coletiva, mas também para a reflexão sobre a realidade do ensino jurídico do Brasil: “Hoje refletimos e discutimos, também, como o ensino foi construído através dos tempos, e como podemos melhorá-lo com a nova realidade e com os avanços que vivenciamos”, disse.
Além disso, o presidente da Comissão Nacional do Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, Marisvaldo Cortez Amado, palestrou durante o evento. Abordando o tema: Perspectivas do Ensino Jurídico Brasileiro, ele falou das dificuldades e das mudanças que estão por vir nos cursos de direito. Segundo ele, o fator mais importante, atualmente, é a qualidade do ensino, tendo em vista o aumento no número de faculdades. "A advocacia não tem segredo. O segredo é estudar e se aprimorar diuturnamente", concluiu.
Ainda na ocasião, os coordenadores e os autores dos artigos da obra coletiva receberam os certificados pelo trabalho realizado.
FAÇA DOWNLOAD DO LIVRO GRATUITAMENTE NO LINK ABAIXO
Fonte: OAB/RS