Uma nova alternativa para a advocacia. Esse é o objetivo do novo convênio assinado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, com o Banrisul na tarde desta terça-feira (08), no gabinete da Presidência.
O convênio proporciona condições de pagamento diferenciadas na emissão de certificação digital aos advogados. A expedição se dará por meio de uma mídia, como um token ou até mesmo pelo cartão Banrisul, no valor de R$ 119,00.
Conforme o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a certificação digital é um tema ao qual a Ordem gaúcha se dedica intensamente, tanto que, hoje, devido ao elevado número de certificados emitidos, é a terceira seccional em número de advogados certificados. “Temos que facilitar a vida dos advogados, envolvendo as nossas 106 subseções. Por isso, esse é um ato dentro do nosso Plano de Valorização da Advocacia, que com certeza auxiliará os profissionais”, declarou Breier.
O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, destacou que o Banrisul possui uma relação com os advogados gaúchos há 89 anos: “Temos uma relação muito estreita com os advogados, como no serviço do alvará judicial. Assim, com muito orgulho, estamos nesse trabalho ainda mais estreito com os profissionais que são nossos clientes”, declarou.
Os benefícios práticos do Certificado Digital para os advogados são diversos, entre eles a identificação do advogado perante os órgãos jurídicos, como profissional inscrito na Ordem, e a possibilidade da prática de atos sem a utilização de papel, em meio eletrônico. O advogado, o Judiciário e os clientes ganham dinamismo, rapidez e economia com a adoção do Certificado Digital. Há uma tendência evidente no sentido de que os órgãos do Poder Judiciário ampliem rapidamente as práticas processuais para o uso da Certificação Digital, oferecendo agilidade nos processos e grande comodidade aos advogados.
Estavam presentes, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro da entidade, André Luís Sonntag; o chefe de gabinte, Júlio Cesar Caspani; a diretora do Banrisul, Suzana Cogo; o superintendente, Ivanor Duranti; e a gerente comercial, Daniela Camargo.
Fonte: OAB/RS