Advogados do Litoral Norte lotam primeira palestra no Auditório Dr. Arthur Pivetta Callegaro


07.06.17 | Advocacia

Enfrentando o tempo chuvoso e úmido, que atinge há dias o Rio Grande do Sul, a advocacia do Litoral Norte marcou presença na noite desta terça-feira (06.06) na Subseção de Tramandaí da OAB/RS. Cerca de 50 advogados lotaram o Auditório Dr. Arthur Pivetta Callegaro na primeira palestra realizada no espaço, que teve, como orador, o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier. O auditório foi inaugurado no começo de maio.

A anfitriã do evento desta terça-feira foi a presidente da Subseção de Tramandaí, Amanda do Nascimento da Silveira, que recebeu os colegas ao lado de integrantes de sua diretoria e de ex-presidentes locais. A explanação do presidente da OAB/RS alcançou diversos pontos de atuação da entidade, mas ganhou mais ênfase a questão das prerrogativas dos advogados: “Quando um advogado tem suas prerrogativas desrespeitadas, a ofensa é ao cidadão. É o cidadão que não foi reconhecido e respeitado. Quando se cala a advocacia, se cala a cidadania”, lembrou.

Breier também destacou a importância de a advocacia conhecer seus direitos e reforçou que a Ordem gaúcha tem um plantão de Prerrogativas atuando nas 24 horas do dia, sob coordenação da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP): “O advogado pode acionar a Ordem de qualquer cidade, a qualquer horário e a qualquer dia da semana, por meio do Plantão CDAP 24 horas”, reforçou. Pelo telefone (51) 98170-7556, a  rede de advogados plantonistas em todo Estado é contatada, e um profissional prestará auxílio ao colega, contribuindo para o fortalecimento da classe.

Na palestra inaugural do Auditório Dr. Arthur Pivetta Callegaro, Breier aproveitou para atualizar alguns temas envolvendo a atuação da OAB/RS e apresentar os procedimentos que vêm sendo adotados. Ressaltou as conquistas positivas para a advocacia local, conquistadas a partir do diálogo e da mobilização da categoria: “Precisamos trabalhar para que mais colegas participem da rotina e dos desafios da Ordem. Deixando de lado outras questões, colocando a advocacia e o orgulho de ser advogado em primeiro lugar”, refletiu.

Após a explanação do presidente, vários advogados fizeram questionamentos, tiraram dúvidas e revelaram situações reais que acabam dificultando o trabalho da advocacia no Litoral Norte. Além da Subseção de Tramandaí, que também abrange os municípios de Imbé, Pinhal e Cidreira, estiveram presentes advogados das subseções de Osório, Santo Antônio da Patrulha e Torres.

 

 

Fonte: OAB/RS