Entre 193 países, o Brasil é o 154° no ranking que mede a presença feminina nos parlamentos ao redor do mundo. Nosso País está atrás de nações como a Somália, Afeganistão e Arábia Saudita. O dado da União Interparlamentar (IPU), organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, foi um dos temas discutidos durante o evento Mulheres no Poder, na segunda-feira (15), na OAB/RS.
A estatística foi um dos assuntos discutidos no evento, que lotou não só os 150 lugares do auditório do 2º andar da OABRS, como também o auditório do 8º andar da Escola Superior da Advocacia da OABRS. O evento, que teve a realização da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS, da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE/RS, discutiu o empoderamento feminino e seu papel nas diversas áreas organizacionais de empresas, instituições e meio político.
Durante o evento, 28 mulheres, que se destacam nas esferas da política, das instituições e das empresas, expuseram as suas experiências, as suas dificuldades e preconceitos enfrentados na sua área de atuação. Opiniões diversas sobre a lei de cotas de gênero, a participação feminina na política, o assédio em ambientes empresariais, o desrespeito, a insinuação de incapacidade foram temas abordados e debatidos por todas as convidadas.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, salientou, na abertura do evento, que o debate é de grande importância e parabenizou a seccional gaúcha pela realização do painel. Segundo ele o compromisso da OAB em relação ao empoderamento feminino é algo hoje materializado no âmbito da entidade, pois em 2014 o Conselho aprovou a resolução para que as chapas das eleições dos Conselhos Seccionais contenham, pelo menos, 30% de cada gênero em sua composição, visando a igualdade. “Essa cota não é uma garantia às mulheres, mas sim é uma cota de garantia aos homens, porque eu não tenho dúvida nenhuma que as mulheres, rapidamente, estarão tomando conta dos maiores cargos do Brasil”, salientou Lamachia que concluiu. “É muito bom ver que o nosso Estado tem muitas mulheres com grande capacidade de influenciar o nosso País e queremos vê-las mais no poder”, disse.
Já o presidente da OABRS, Ricardo Breier, destacou o trabalho da Comissão que vem promovendo ações direcionadas as mulheres advogadas da instituição. “Nós temos, infelizmente, advogadas que são vítimas do assédio, do preconceito e do discurso discriminatório, e a nossa comissão tem acolhido, não só essas mulheres, mas também as que sofrem violência física. A nossa Comissão tem feito um trabalho importante de restabelecimento a dignidade delas. Temos a obrigação institucional de dar voz àqueles que querem calar”, enfatizou o presidente seccional. O dirigente ainda finalizou homenageando e parabenizando a primeira mulher presidente da seccional gaúcha, conselheira federal da OAB, Cléa Maria Carpi da Rocha e a presidente do IARGS, Sulamita Cabral, pois venceram preconceitos e hoje são grandes mulheres de Ordem.
Destacando a relevância do trabalho feminino, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, enfatizou que de acordo com pesquisas, mulheres ganham menos do que os homens em todos os cargos. “O trabalho da mulher não é recompensado de maneira justa, sobretudo elas são minorias em cargo de liderança e nas esferas de poder. E a maneira de reverter isso é por meio da educação e do conhecimento”, evidenciou.
Reiterando, a presidente da CMA da OAB/RS, Beatriz Peruffo, também frisou ao destaque o tema precisa ter na sociedade e na mudança de comportamento de todos na sociedade. “Estamos recebendo essas convidadas que nos inspiram a seguir adiante para que busquemos a igualdade de gênero, mas lado a lado e não de forma individual”, disse. E a presidente do TRE-RS, diretora da EJE, desembargadora, Liselena Schifino Robles Ribeiro, acentuou que é preciso ter mudanças para que se haja um avanço sobre o tema. “O empoderamento das mulheres é inevitavelmente uma ameaça em todos os seguimentos. É possível ver o incremento das mulheres na economia, na ciência e nas universidades, mas requer profundas mudanças de paradigmas. Estamos aos poucos avançando, mas de forma lenta, mas constantemente”, finalizou.
Veja quem foram as painelistas
MULHERES NA POLÍTICA
Presidente de Mesa: Débora Vicente - chefe de gabinete da Presidência do TRE-RS
- Ana Amélia Lemos - Senadora da República
- Yeda Crusius - Deputada Federal
- Manuela d´Ávila - Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher
- Paula Mascarenhas - Prefeita de Pelotas
- Tânia Terezinha da Silva - Prefeita de Dois Irmãos
- Nádia Rodrigues Gerhard - Vereadora de Porto Alegre
- Salma Valêncio - Diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
- Joanna Burigo - Mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics.
MULHERES NAS INSTITUIÇÕES
Presidente de Mesa: Rosângela Herzer dos Santos - diretora- geral da ESA – OAB/RS.
- Cléa Anna Maria Carpi da Rocha – primeira mulher Presidente da OAB/RS e conselheira federal da OAB
- Beatriz Renck – presidente do TRT4
- Iris Helena Medeiros Nogueira – Corregedora-geral de Justiça do TJRS
- Sulamita Santos Cabral – presidente do IARGS
-Ana Cristina Cusin Petrucci - Subprocuradora-geral de Justiça do RS
- Patrícia Maria Nunez Weber – procuradora chefe da República no RS
- Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira - secretária-geral adjunta da OABRS
- Elaine Harzheim Macedo – presidente do IGADE
- Elisângela Melo Reghelin - diretora-geral da Academia de Polícia
-Rosane Ramos - presidente da CAARS
MULHERES EMPREENDEDORAS
Presidente de Mesa: Beatriz Maria Luchese Peruffo - presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/RS
Debatedoras
- Silvana Bastian – presidente da BPW Porto Alegre – Business and Professional Women's – Organização de Mulheres de Negócios e Profissionais
- Simone Leite – Presidente da FEDERASUL
- Raquel Stein – Presidente da WLMB – Women in Law Mentoring Brazil - Grupo de mentoring de advogadas de escritório e de jurídico interno
- Fabiana de Freitas – Diretora Jurídica do Grupo Boticário
- Kamila Barros – ABMCJ – Presidente Estadual da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Rio Grande do Sul
- Maria Cristina Ferreira dos Santos - Coordenadora da Rede Brasil Afroempreeendedores no RS - REAFRO/RS
Vanessa Schneider
Jornalista MTE 17645