OAB/RS lamenta morte do ministro do STF Teori Zavascki


20.01.17 | Advocacia

É com profundo pesar e consternação que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul lamenta o falecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), após acidente aéreo no Rio de Janeiro.

Magistrado oriundo do Quinto Constitucional da advocacia, com inscrição na OAB/RS, Zavascki, 68 anos, assumiu vaga no Tribunal Regional Federal da 4° Região em 1989. Natural de Faxinal dos Guedes (SC), é ministro no STF desde dezembro de 2012, assumindo a vaga deixada pelo ministro Cezar Peluso, que se aposentou.

“A República perde um grande jurista e um homem com referência ética. Um ministro com inscrição inicial na OAB/RS e que representou a advocacia na sua plenitude ao chegar à magistratura por meio do Quinto Constitucional da Advocacia. Foi um advogado e ministro que se destacou pela sua luta na defesa da Constituição e dos direitos fundamentais da cidadania. Todos estamos em luto e devemos agradecer e respeitar todo o trabalho e dedicação empregado por esse grande homem. Que a família receba o nosso conforto", afirmou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. 

Homenagem

Em 2013, a OAB/RS homenageou o ministro pela sua trajetória como advogado, magistrado e ministro. Na ocasião, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, reafirmou a importância do Quinto Constitucional por levar à magistratura a experiência da advocacia e dos membros do Ministério Público.

“A Ordem, na plenitude da sua consciência e da sua imensa responsabilidade perante a sociedade brasileira, considera essa questão de fundamental importância para o ordenamento jurídico da nação”, disse. Ao relembrar Zavascki como aluno e professor consagrado da UFRGS, advogado, juiz e ministro das mais altas Cortes do país, Lamachia ressaltou o modelo do juiz que a sociedade deseja. “Que se mantenha sempre assim, sábio, corajoso, independente, humilde e justo”, afirmou à época.

Fonte: OAB/RS