Na manhã do último dia antes do recesso forense (19), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi a Bento Gonçalves encaminhar, pessoalmente, ao Ministério Público da cidade, a notícia-crime de prática ilegal da profissão de advogado. O presidente da subseção, Cleber Dalla Colleta, mobilizou os advogados que acompanharam o ato.
Na notícia-crime, Breier requer que seja realizada a apuração dos fatos, mediante a instauração de inquérito policial e a realização das diligências necessárias contra o bacharel T.T., o qual vem exercendo ilegalmente a profissão.
“Essa é uma ação para a valorização da advocacia. Atuaremos neste Estado para fazer valer nosso Código de Ética e Disciplina, buscando a responsabilização legal daqueles que não seguem os princípios e regras definidos no Estatuto da Advocacia”, advertiu o presidente da seccional.
“Vamos ingressar com estas ações para que a comunidade saiba que a OAB não tolerará desvios éticos que manchem a profissão, pois a advocacia não terá sua imagem comprometida por aqueles poucos que não respeitam as orientações éticas do exercício da profissão. Atuaremos forte no sentido de identificá-los”, enfatizou Breier.
O promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Gilson Medeiros, destacou a atuação da OAB/RS. “Vejo com bons olhos essas ações em relação ao exercício irregular da advocacia. Por isso, quero parabenizar pela coragem, pois é um trabalho hercúleo de fazer”, declarou. Nos próximos dias, será dado o andamento ao procedimento criminal específico.
A OAB é a entidade responsável por legislar e regulamentar a profissão de advogado. Dessa forma, tem buscado mecanismos de combate ao exercício ilegal da profissão. Assim, a Ordem gaúcha alerta a população para que, antes de outorgar procuração, sempre consulte o site da entidade (www.oabrs.org.br) para confirmar se o profissional, que se apresenta como advogado, está inscrito regularmente na instituição.
Estavam presentes no ato: os conselheiros seccionais, Beatriz Peruffo, Josana Rivoli e Rodrigo Lima; o vice-presidente da subseção, Rodrigo Terra de Souza; a secretária-geral, Flavia Maccari; o tesoureiro, André Beltrami; os conselheiros subseccionais, Carla Daleve, Gabriela Giacomazzi e Sabrina Araújo; a presidente da CMA de Bento Gonçalves, Sabrina Sanches, e o presidente da CEJA de Bento Gonçalves (em exercício), Matheus Barbosa; o presidente da CEJA Garibaldi/Carlos Barbosa, Anderson Baldasso; a presidente da CMA Garibaldi/Carlos Barbosa, Bruna Marin Rossatto; o membro da CDAP, Felipe Panizzi Possamai, e o membro da CECFPP, Paulo Cordeiro.
Liziane Lima
Jornalista - MTB 14.717