A ideia da CAA/RS é dar ênfase à conscientização das mulheres e formar uma grande rede de informação e mobilização a respeito do tema entre as advogadas gaúchas.
O Outubro Rosa, movimento de alerta sobre o câncer de mama, é reconhecido internacionalmente em referência ao mês de prevenção da doença que vitima centenas de mulheres ao longo dos anos. No Brasil, é o 2º tipo de câncer com maior incidência entre o público feminino, acima dos 40 anos, atrás apenas do câncer de pele.
Torna-se cada vez mais importante realizar ações preventivas que possam reduzir o número de casos. Nesse sentido, a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) se engaja na causa unindo seu projeto Previne Rosa (saiba como participar aqui) por meio da campanha Abra os olhos para o câncer de mama, com a divulgação do autoexame e a realização da mamografia, além de reforçar os cuidados e recomendações médicas. A ideia é dar ênfase à conscientização e formar uma grande rede de informação e mobilização a respeito do tema entre as advogadas gaúchas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia é assegurada de forma gratuita em todas faixas etárias, desde que tenha recomendação médica. Esse exame detecta nódulos ainda muito pequenos e não perceptíveis através do exame de toque. Também é relevante destacar que, se diagnosticado inicialmente, o câncer de mama tem grandes chances de cura. Por isso também a importância de se realizar o autoexame regularmente para que a mulher conheça seu corpo e possa perceber qualquer alteração nas mamas.
Alguns sinais de anomalias também podem indicar a presença da doença como: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; ou saída espontânea de líquido dos mamilos.
A ginecologista da CAA/RS, Bruna Boff Varisco, avalia que em geral não há sintomas e quando eles aparecem é porque o estágio pode estar em nível avançado, podendo ser confirmado com o exame mais detalhado. “Parte das pacientes vai descobrir alterações na mamografia e na ecografia. É preciso que elas façam o autoexame e, se notarem alguma alteração, procure imediatamente seu médico” salienta. Ela ressalta ainda que fatores de risco ligados ao histórico familiar, tabagismo, uso de reposição hormonal e sedentarismo também são considerados e avaliados em cada caso.
Previne Rosa
Diversas ações em torno da saúde da mulher, especialmente em razão do Outubro Rosa, serão realizadas por entidades, instituições e organizações. A CAA/RS preparou uma campanha especial para esse ano, que subsidia parcialmente (no valor de R$ 40) o exame da mamografia (mediante requisição médica), com o objetivo de chamar a atenção das mulheres advogadas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha Previne Rosa será realizada por meio do Projeto CAA/RS Previne e já está nas redes sociais da entidade. Acesse e fique por dentro das atividades e saiba como participar.
Texto: Priscila Rodrigues
Jornalista - MTB 16153
Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS