A OAB/RS, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou, nesta segunda-feira (24), a I Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada. O evento, que ocorreu em Bento Gonçalves, teve a presença do presidente da seccional, Ricardo Breier, e debateu o Plano Estadual da Mulher Advogada.
Temas como Direitos Humanos da Mulher e Menina: Documentos da ONU e a Valorização da Advocacia Feminina no Brasil foram discutidos, respectivamente, pela conselheira federal da OAB Cléa Anna Carpi da Rocha e pela presidente nacional da Comissão da Mulher Advogada, Eduarda Mourão.
A Comissão tem promovido diversas atividades alusivas ao Ano da Mulher Advogada, proclamado pelo Conselho Federal da Ordem (CFOAB). Conferências Regionais já ocorreram em todo o Estado, discutindo pautas como a Rede de proteção e cuidado para enfrentamento da violência contra as mulheres e o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada.
O presidente da OAB/RS falou da importância das mulheres advogadas e do trabalho prestado à sociedade. “Temos muito trabalho pela frente, pois, infelizmente, vivemos em um Estado machista que aumenta gradativamente a violência contra a mulher”.
Breier ainda destacou que a Ordem gaúcha estará presente quando o Estado estiver omisso. “Não podemos admitir que as vítimas de violência não sejam acolhidas ou que sejam ofendidas pelos órgãos e instituições do Estado. Quando ocorrerem estas situações, a OAB irá atuar para que seja garantido todo o suporte necessário a essas mulheres”, afirmou.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Beatriz Peruffo, explicou como foi realizado o Plano Estadual. “Foram realizadas Conferências Municipais, depois nove Conferências Regionais, em que foram levantadas demandas locais pelas advogadas. Essas demandas foram levadas para discussão na Conferência Estadual para então termos propostas para o Plano Estadual. Com essa proposta damos voz a todas as profissionais do Rio Grande do Sul”.
Homenagem Mulher de Ordem
Pela primeira vez na história da Ordem gaúcha, foi realizada uma conferência que valoriza a mulher advogada. Por isso, uma homenagem às mulheres que se destacaram na história da advocacia foi feita durante o evento.
Receberam essa distinção as diretoras da OAB/RS, ESA E CAA/RS, conselheiras seccionais desta gestão, mulheres presidentes das subseções, presidentes das Comissões da Mulher das subseções, ex-presidentes da Comissão da Mulher da OAB/RS, advogadas integrantes do Tribunal de Ética e Disciplina desta gestão e membros da Comissão da Mulher da OAB/RS.
Gabriela Milanezi
Assistente de jornalismo
Fonte: OAB/RS