O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participaram da abertura do Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas (CONAT), na quarta-feira (08), em Gramado. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), vai até sábado (10) e reúne advogados e demais profissionais das áreas jurídicas, vinculados às Ciências Laborais.
“A advocacia trabalhista presta relevantíssimo serviço ao Brasil, principalmente em momentos de crise como o que atravessamos. Defender os direitos dos trabalhadores e dos empregadores, prezando pelo equilíbrio nas relações, é garantir a justiça social. Desejo um bom evento a todos”, saudou Lamachia.
A abertura homenageou os patronos desta edição. Pelo Rio Grande do Sul, o advogado Carlos Franklin Paixão de Araújo. Na esfera nacional, o advogado Luis Carlos Moro. O professor e jurista espanhol Antonio Baylos Grau proferiu a conferência magna de abertura.
O congresso é realizado desde 1978 pela ABRAT e tem como tema Transformações do Direito do Trabalho: a Dignidade e a Democracia como Reserva de Justiça. Durante o encontro, serão abordados temas relativos ao mundo do trabalho, de interesse de todos os segmentos da sociedade, com a participação de mais de mil profissionais de todo o Brasil.
O Conat é realizado a cada ano em uma cidade. Nesta edição, conta com o apoio da OAB e realização conjunta com de AGETRA – Associação Advogados Trabalhistas do Rio Grande do Sul – e da SATERGS – Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul.
Presenças
Estavam presentes também o tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag; a diretora da ESA, Rosângela Herzer dos Santos; os conselheiros seccionais Josana Rivoli, Regina Soares, Leonilda Valenti e Kalin Cogo Rodrigues; a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos; a secretária-geral, Claudia Brosina; a secretária-geral adjunta, Melissa Telles Barufi; e o tesoureiro, Gustavo Juchem.
Fonte: OAB/RS