Conselho Pleno da OAB/RS repercute a falta de segurança pública e o combate ao caixa 2 eleitoral


29.08.16 | Advocacia

Em sessão ordinária realizada na tarde desta sexta-feira (26), o Conselho Pleno da OAB/RS debateu e repercutiu as recentes ações da Ordem gaúcha no âmbito da segurança estadual e no combate ao caixa 2 eleitoral.

Primeiramente, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou o atual caos da segurança pública estadual. “Queremos somar e contribuir para o debate. Realizamos audiência pública com mais de 71 entidades, criamos um Comitê com essas instituições plurais. Posteriormente analisamos as deliberações do encontro e chegamos a oito pontos emergenciais que serão enviados aos conselheiros e integrantes das subseções para que, em breve, as propostas sejam apresentadas para a sociedade” informou.

Breier também reforçou que os acontecimentos recentes em âmbito estadual demonstram a falência do sistema de segurança. “Isso evidencia que não temos uma política pública no tema, o governo está totalmente perdido. A nossa nota oficial reforça o papel cidadão da OAB de externar à sociedade gaúcha a devida cobrança ao governador. Queremos somar e contribuir e melhorar a situação do Estado que claramente renegou o tema da segurança”, informou.

Comitê contra o Caixa 2 eleitoral

Outro tema debatido foi o recente lançamento do Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições municiais, com aplicativo e um site específico em que os cidadãos possam realizar denúncias. “Todas as 106 subseções estão engajadas nessa iniciativa. Dessa maneira, estamos usando a capilaridade da OAB/RS para promover uma verdadeira rede de fiscalização para o próximo pleito eleitoral”, afirmou.

O dirigente acrescentou a necessidade de engajamento dos cidadãos. “A mudança que queremos promover deve ser uma parceria entre a OAB/RS e toda a sociedade. Os cidadãos devem ter a consciência do peso das suas escolhas, afinal, voto não tem preço, voto tem consequência”, finalizou.

Também estiveram presentes o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Rafael Canterji; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro, André Sonntag; os conselheiros federais Cléa Carpi da Rocha e Renato da Costa Figueira; e o presidente da subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos. 

Fonte: OAB/RS