Em apoio ao movimento nacional promovido pelo Conselho Federal da OAB sobre a discussão do atual funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a OAB/RS, por meio da Comissão da Saúde, realiza o evento Saúde Pública – Acesso e financiamento em defesa da cidadania. O encontro, inserido na programação do Mês do Advogado, ocorre no dia 08 de agosto, a partir das 9h, no auditório da Ordem gaúcha (2º andar – Rua Washington Luiz, 1110).
Segundo o presidente da Comissão, Imar Cabeleira, é importante debater a destinação de recursos para a saúde. “A PEC 241/2016, que trata dos recursos da União, traz como consequência a redução na destinação dos recursos para a saúde. Por isso vamos discutir o tema, principalmente pela desassistência que existe hoje nos hospitais”, afirma.
A reunião, que é gratuita e aberta ao público, tem como objetivo discutir o financiamento e o acesso à saúde, com a premissa de defesa da cidadania. No evento também serão formuladas propostas para integrar a carta à sociedade gaúcha e aos três poderes constituídos.Essa carta será apresentada por Cabeleira, dia 09 de agosto, no Conselho Federal da Ordem.
Participarão do evento a Secretaria Estadual de Saúde, o Conselho Estadual de Saúde, o Comitê Gaúcho do Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Federação dos Empregado em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, a Federação da Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul, além de representantes e usuários do SUS.
Fonte: OAB/RS