Ordem gaúcha requer providências à Brigada Militar sobre prisão de jornalista em exercício profissional


20.07.16 | Advocacia

O presidente da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Ricardo Breier, encaminhou ofício para a Corregedoria-Geral da Brigada Militar, na segunda-feira (18), requerendo providências referentes aos relatos denunciados pelo Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors) sobre a prisão do jornalista Matheus Chasparini, durante manifestação social no dia 15 de junho.

“A prisão de um jornalista durante o exercício profissional mostra o tratamento que é dispensado a quem busca, através de seu trabalho, informar a população, em uma tentativa de inibir a atuação da imprensa na cobertura e esclarecimento dos fatos”, denuncia o presidente da Sindjors, Milton Simas Júnior, em documento encaminhado à Ordem.

Breier afirma que a OAB/RS, como representante da cidadania, tem a posição pela livre manifestação, reprovando qualquer ato abusivo. “A democracia não pode ser colocada em xeque. A informação é essencial”, afirma Breier.

Comitê em defesa da liberdade de expressão da imprensa

No dia 24 de junho, com a ideia de proteger e defender o direito constitucional à liberdade de expressão da imprensa e à livre manifestação, a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB/RS) e a Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) firmaram parceria para a criação de um comitê que tratará dos temas. O novo comitê, que contará com a participação do Sindicato dos Jornalistas do RS, irá lançar um protocolo de intenções pela defesa da liberdade de expressão. 

Fonte: OAB/RS