Plano Estadual de Segurança Pública: OAB/RS garante a contribuição da Associação dos Oficiais da Brigada Militar


11.07.16 | Advocacia

Dando seguimento ao debate para a construção de um efetivo Plano de Segurança Pública para o RS, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (08), com o presidente e o vice-presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, Marcelo Gomes Frota e Marcos Paulo Beck, respectivamente.

Na ocasião, Breier reforçou a importância da participação das entidades e associações para a elaboração de um plano coletivo e plural. “Queremos receber as ideias dessas instituições que conhecem as carências da segurança pública no nosso Estado, e, a partir disso, fazer um canal com a sociedade civil, que hoje clama por um plano de Estado e não de governo”, declarou.

Indo ao encontro, Frota relatou que no RS há 191 cidades que possui entre um e cinco policiais militares, sendo esses dados de dezembro de 2015. “Não há como fazer segurança pública sem investimento. Logo, o plano do governador é, sobretudo, pífio, porque se propõe o ingresso de dois mil policiais militares, até 2017, quando na verdade, apenas no primeiro semestre deste ano, já foram embora os mesmos dois mil policiais. Isso é um dissenso, um horror”, desabafou.

Interlocução com entidades

Na última sexta-feira (1°), na sede da Ordem gaúcha, entidades e associações se reuniram para debater o Plano Estadual de Segurança Pública, apresentado pelo governador José Ivo Sartori. No encontro, ficou definido que, em conjunto, as associações vão elaborar propostas a serem encaminhadas para a OAB/RS num prazo de 15 dias.
“Nossa reunião foi para dar voz àqueles que têm noção técnica de avaliar as medidas realmente necessárias”, afirmou Breier.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

Fonte: OAB/RS