O presidente da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (06), com a Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP) no gabinete da entidade.
Na ocasião, Breier solicitou à presidente da ASDEP, delegada Nadine Anflor, que apresente propostas para um plano efetivo de segurança a longo prazo, contribuindo para a situação emergencial, além disso, o presidente esclareceu que é preciso incorporar o grande debate com as demais instituições. “Vamos fazer uma ampla discussão com a sociedade civil. A segurança está órfã. Precisamos mostrar união”, afirmou.
Nadine colocou a entidade à disposição e deve apresentar na próxima semana suas propostas. “A questão de segurança pública vem sido denunciada por nós há décadas. Sempre tentamos chamar a atenção do Governo, que nunca tratou o tema com seriedade”, disse Müller. “Agradecemos a Ordem que abriu as portas e está aqui para nos ouvir”, concluiu.
Estavam presentes ainda o vice-presidente da ASDEP, Wilson Müller Rodrigues, e o delegado Thiago Elbeche.
OAB/RS cria interlocução com entidades
Na tarde de sexta-feira (1°), na sede da Ordem gaúcha, entidades e associações se reuniram para debater o Plano Estadual de Segurança, apresentado pelo governador José Ivo Sartori. No encontro, ficou definido que, em conjunto, as associações vão elaborar propostas a serem encaminhadas para a OAB/RS num prazo de 15 dias.
“Nossa reunião foi para dar voz àqueles que têm noção técnica de avaliar as medidas realmente necessárias”, afirmou Breier.