OAB/RS realiza campanha de doação de sangue na próxima sexta (17)


15.06.16 | Advocacia

A OAB/RS promove, através da Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA), na próxima sexta-feira (17), entre 8h e 11h, uma campanha de doação de sangue no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em razão do Dia Mundial do Doador, 14 de junho. Com o objetivo de alertar a população para doação também no inverno, quando os estoques acabam diminuindo, participarão 50 advogados da ação.

Cerca de 200 pessoas que necessitam de sangue serão atingidas, pois a atitude de um doador pode salvar a vida de até quatro pacientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que pelo menos 3% da população de um país seja doadora. No Brasil, esse número é de 1,8% e, nesta época do ano, devido ao frio, o número é ainda menor, já que as pessoas não têm o hábito de doar sem que sejam solicitadas. 

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, conclama os advogados doadores já cadastrados e novos doadores a participarem da ação. “Essa atitude pode mudar vidas. Esse trabalho, além do espírito de solidariedade e cidadania, também promove uma conscientização de toda a sociedade para a importância desse gesto que, em aproximadamente 5 minutos, pode trazer vida e esperança a muitas pessoas e famílias”, destaca.

O presidente da CEJA, Antônio Zanette, afirma que a campanha tem o intuito de mobilizar os cidadãos, tendo em vista a precariedade nos bancos de sangue. “A Ordem dos Advogados do Brasil não trabalha apenas em aspectos referentes à advocacia, um dos pilares da OAB é a cidadania, e estamos trabalhando em prol disso”, disse.

O HCPA é referência em transplante de medula óssea no Rio Grande do Sul. Segundo Maria Cecília Pires, assistente social responsável pelo setor de captação de doação de sangue do Hospital, pacientes de todo o País buscam atendimento no local, por isso a ação da Ordem é tão importante. “Precisamos de mais ações como essa: organizada e voluntária. Estamos muito contentes e ansiosos esperando as doações dos advogados. A instituição está dando exemplo e contribuindo para o bem comum”, afirma.

O ato da doação, em si, leva aproximadamente dez minutos e pode ser realizado em qualquer banco de sangue, sem marcação prévia. No HCPA as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, são distribuídas 80 fichas entre 8h e 12h. Os requisitos e impedimentos serão avaliados na triagem feita no próprio local, antes da doação.

Requisitos básicos

- Ter entre 18 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (dos 16 aos 18, somente com autorização do responsável)
- Pesar no mínimo 50 kg
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento de identidade

Impedimentos

- Gravidez
- Amamentação
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
- Hepatite após os 11 anos
- Diabetes
- Hipertensão
- Tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses

Fonte: OAB/RS